01/10/2013 às 23:48

Famílias de doadores de órgãos são homenageadas

Trechos de cartas de pacientes transplantados foram lidos durante missa em celebração ao 4º aniversário do Programa de Transplantados do Instituto de Cardiologia do DF

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura/Arquivo

BRASÍLIA (1º/10/13) – A leitura de trechos de cartas escritas por pacientes transplantados homenageou familiares de doadores de órgãos, hoje, durante cerimônia de celebração do 4º aniversário do Programa de Transplantados do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

 

“Sem doadores, não há transplantes. Temos que conscientizar sempre a população para que se faça esse debate na família”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, durante a missa na Catedral Metropolitana de Brasília, que teve a presença de mais de 120 pessoas que receberam órgãos.

 

Osmar Caetano, que recebeu um novo coração há um ano e três meses, conta que a iniciativa da família ao autorizar a doação salvou sua vida.

 

“Que Deus abençoe essa família que, mesmo em um momento de dor, pensou em uma pessoa desconhecida e que tanto precisava”, agradeceu, ao informar que voltou a trabalhar normalmente após a cirurgia bem sucedida.

 

Também participou do evento o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Heder Murari.

 

DADOS – O Distrito Federal se destaca hoje na doação de órgãos e registrou, de janeiro a julho de 2013, a captação de 42 órgãos em condições de doação e a realização de 293 transplantes.

A expectativa da Secretaria de Saúde do DF é que, até o fim do ano, sejam superados os números de 2012, quando foram realizados 576 procedimentos.

 

(A.S/J.S)