01/10/2013 às 19:34

Hospital de Santa Maria realiza exames de coração via telemedicina

Procedimento permite que resultados de eletrocardiograma, mapa e holter sejam liberados em poucos minutos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (1°/10/13) – Os pacientes do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) contam com a realização dos exames cardiológicos eletrocardiograma, mapa e holter por Telemedicina – em que especialistas do Hospital do Coração de São Paulo analisam e emitem, em poucos minutos, os laudos via telefone ou internet.

 

“Esse procedimento permite a rapidez no atendimento, porque quanto mais rápido o resultado é liberado, maior será a velocidade no tratamento da anomalia do coração”, destacou hoje o gerente de Emergência do HRSM e cardiologista, Carlos Cavalcante.

 

Segundo ele, o mapa, o holter e o eletrocardiograma são considerados importantes para aferir pressão arterial, analisar a arritmia cardíaca, e verificar a atividade do coração para mediar risco cirúrgico antes de uma operação, respectivamente.

 

A metodologia é utilizada, desde março, no ambulatório do HRSM para realizar o mapa e holter, e na Emergência do hospital e nos dois centros de saúde da cidade para a realização de eletro.

 

Com isso, por mês, são realizados cerca de 200 eletrocardiogramas no ambulatório, 82 na emergência e 40 nos dois centro de saúde da região administrativa.

 

O paciente José Luciano dos Santos conta que faz exames cardiológicos uma vez por ano, para controlar a pressão arterial e o uso de medicamentos. “Dessa vez vim realizar o holter e gostei bastante do atendimento”, disse.

 

Quem necessita do serviço pode se dirigir ao ambulatório do HRSM e apresentar o pedido do exame, emitido previamente pelo médico.

 

Na rede pública de Saúde do DF, outros hospitais que oferecem os exames por Telemedicina são os do Gama (HRG), Samambaia (HRSam), Taguatinga(HRT) e Hospital de Base(HBDF).

 

Os próximos que devem disponibilizar o atendimento são as unidades do Guará (HRGU), Materno-Infantil de Brasília (HMIB) e l da Asa Norte (HRAN).

 

(A.S./M.D.)