01/10/2013 às 11:51

HRT faz mutirão de mamografia

Prioridade do hospital será para pacientes atendidas previamente em centros de saúde da cidade ou que apresentem sintomas de câncer de mama

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

TAGUATINGA (1º/10/13)- Durante todo o mês de outubro, pacientes atendidas nos centros de saúde de Taguatinga que precisarem de exame de mama serão encaminhadas diretamente à Ginecologia do Hospital Regional da cidade, o HRT, que passa a funcionar com a chamada “Agenda Aberta” neste mês.

 

“Estamos trabalhando em prol do atendimento preventivo do câncer de mama, patologia que mais afeta a mulher brasileira. Queremos garantir que as pacientes que necessitam desse tipo de serviço sejam atendidas”, declarou o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

 

Como parte da campanha de combate ao câncer de mama o “Outubro Rosa”, do governo federal, o hospital abrirá a agenda de mastologia uma vez por semana durante todo o mês (nos dias 7, 23, 28 e 30), com 60 vagas ao todo.

 

Para ser atendida em um desses dias, a paciente deverá ter passado por consulta em uma unidade básica de saúde de Taguatinga e ser encaminhada pelo médico, ou ter apresentado algum sintoma de câncer de mama.

 

Todas as mulheres terão garantida a avaliação clínica pelo mastologista e a realização de mamografia, como forma de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentar a chance de cura, além de diminuir a mortalidade da paciente acometida pela doença.

 

“A ‘Agenda Aberta’ vai auxiliar no atendimento da paciente que necessita de diagnóstico precoce de uma doença que mata, mas tem chance de cura, quando é feita a mamografia”, acrescentou a ginecologista e obstetra do HRT, Joseane Fernandes Rodrigues.

 

Nos meses seguintes, a agenda continuará à disposição da população, conforme a necessidade.

 

NÚMEROS- Na unidade de Ginecologia do HRT, foram realizadas 1.561 consultas de mastologia, 597 atendimentos oncológicos, 416 mamografias e 104 cirurgias de janeiro a julho deste ano. Já nos centros de saúde da regional, foram feitos 3.077 atendimentos ginecológicos.

 

A campanha “Outubro Rosa” prevê a promoção de ações de prevenção de combate ao câncer de mama e de colo de útero. Em Taguatinga, serão realizadas diversas atividades nos centros de saúde, clínica da família, CAPs e Unidade Mista de Saúde.

 

Saiba mais:

“Outubro Rosa” alerta para prevenção contra câncer de mama

 

(H.O/J.S)