" /> ">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/10/2013 às 22:49
Especialistas reforçarão grupos do “Saúde da Família”
BRASÍLIA (1º/10/13) – O atendimento das equipes de estratégia de “Saúde da Família” será reforçado com a atuação de 10 médicos, do “Programa Mais Médicos”, que se apresentaram hoje (1º) e começarão a trabalhar na próxima segunda-feira (7).
“Nosso intuito é fortalecer as Unidades Básicas de Saúde, proporcionando atendimento à população, com a presença desses profissionais”, observou a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.
Segundo ela, os 10 médicos recebidos hoje pelo programa do governo federal fazem parte de um grupo de 14 selecionados para trabalharem em Santa Maria e Riacho Fundo. Quatro profissionais ainda não se apresentaram.
Somados aos sete profissionais da primeira fase, designados no mês passado para atuar no Gama, Ceilândia, Recanto das Emas, Brazlândia e Samambaia, o DF já totaliza 17 médicos recebidos pelo programa.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os médicos novatos passarão por três dias de acolhimento para receber informações sobre o organograma, funcionamento da pasta e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.
Eles também serão orientados sobre a linha de cuidados dos ciclos de vida – criança, mulher, adulto, adolescente e idoso -, e também sobre hipertensão, diabetes e asma.
A subsecretária destacou ainda que o serviço das equipes de estratégia de “Saúde da Família” mudará, gradativamente, a visão de que os serviços de saúde são realizados apenas no ambiente hospitalar, já que os pacientes poderão ser atendidos pelos profissionais de saúde nas unidades próximas à sua residência.
PROGRAMA – Lançado em julho deste ano, o programa “Mais Médicos” levará profissionais para 516 municípios em todo o país.
Os médicos do programa atuarão, por três anos, nas unidades básicas de saúde, recebendo bolsa mensal de R$ 10 mil, custeada pelo Ministério da Saúde.
(A.S/J.S)