02/10/2013 às 18:52

Codeplan apresenta mapa da educação

Estudo será utilizado como balizador para melhorias no ensino local

Por Fábio Magalhães, com informações da Codeplan


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (2/10/13) – A educação básica no Distrito Federal conta com 1.108 estabelecimentos, onde estudam 664,8 mil alunos. É o que aponta estudo realizado pela Codeplan, divulgado hoje, que mapeia o sistema de ensino público e privado local.

“Os números aqui apresentados irão reforçar as reais necessidades e as melhorias em investimento que iremos propor”, afirmou o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, no lançamento do levantamento da Codeplan, ao acrescentar que os números servirão para discussões internas da pasta.

Segundo o raio-X traçado pela Companhia, das 1.108 escolas do DF, 632 são do Governo do Distrito Federal, 466 privadas e 10 são públicas federais. A maior concentração dessas instituições está em áreas urbanas, com 1.030 unidades, o que representa 97% do total, enquanto as localizadas em áreas rurais são apenas 78.

O estudo mostra que Ceilândia tem 94 escolas, maior concentração do Distrito Federal. Em seguida, aparecem  o Plano Piloto, com 64, Taguatinga, com 56, e Samambaia, com 40.

Em contraponto, as cidades que têm apenas uma escola são Sudoeste-Octogonal, Varjão, Park Way, Jardim Botânico e o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

O ensino integral, por sua vez, está em 275 escolas: 44 na Ceilândia, 37 em Taguatinga, 31 em Planaltina, 22 no Plano Piloto-Cruzeiro, 19 em Sobradinho, 17 no Recanto das Emas, dentre outras distribuídas pelas mais variadas regionais de ensino do DF.

Diante dos dados, o secretário de Educação enfatizou que a pasta está empenhada em melhorar, ainda mais, a qualidade da educação no DF. Ele destacou, também, que áreas prioritárias, como a das creches públicas, estão em ritmo acelerado.

“Até 2012 havia apenas uma creche do governo, aliada a atendimento em instituições conveniadas, mas já no início de 2014 serão 50 creches a serem entregues à comunidade, e até o final de 2014 mais 61 unidades”, garantiu Aguiar.

Além das creches, outra ação para ampliar a oferta de mais 2,5 mil vagas na educação infantil é o Chamamento Público, em andamento, que ampliará a celebração de convênios com instituições sem fins lucrativos.

Para ter acesso ao estudo, clique aqui.