02/10/2013 às 16:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Obras da primeira estação do “Expresso DF Sul” são concluídas

Previsão do governo é que sistema esteja em pleno funcionamento até fevereiro de 2014

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF

BRASÍLIA (2/10/13) – A estação Granja do Ipê, na Epia Sul, é a primeira entre as 15 previstas no projeto “Expresso DF Sul” a ter 100% das obras concluídas. A previsão é que até fevereiro de 2014 o trecho, que fará a ligação entre o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, esteja em pleno funcionamento, data estimada hoje pelo governador Agnelo Queiroz, durante visita ao local.

 

A primeira etapa da obra do corredor exclusivo para os ônibus especiais, prevista para ser finalizada em dezembro deste ano, compreende o trecho Catetinho/Gama, Catetinho/Santa Maria, Catetinho/Mercado das Flores, Mercado das Flores/DF-047. A segunda parte, que marcará o início das operações, fará o trajeto Mercado das Flores/shopping, shopping/Rodoviária do Plano Piloto.

 

“O “Expresso DF Sul” marca a mudança no transporte público do DF, primeiro a trabalhar com esse tipo de conceito no Brasil. Ele será como um metrô sobre pneus, com capacidade para 160 passageiros, que passará pelas principais artérias do DF oferecendo mais conforto e segurança à população”, afirmou o governador.

 

O vice-governador Tadeu Filippelli, também presente na visita, ressaltou que o governo está fazendo a maior transformação no transporte público do DF, com a renovação da frota de ônibus, passe livre, faixas exclusivas e agora com a entrega do “Expresso DF Sul”, que “traz inovações no sistema para a capital”.

 

A obra, orçada em R$530 milhões, reduzirá o tempo de viagem de Gama/Santa Maria ao Plano Piloto de 90 para 40 minutos. De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Júnior, para otimizar o trajeto e oferecer infraestrutura adequada aos usuários, o corredor Eixo Sul contará com dois terminais, 15 estações e 15 passarelas.

 

“Para garantir a segurança do passageiro, as portas das estações só abrirão, automaticamente, quando os veículos estiverem estacionados e preparados para receber os usuários. Caso contrário, elas permanecerão fechadas”, ressaltou o diretor-geral do DER.

 

O fiscal de trânsito, Gilberto Martins Chaves, 54 anos, aposta no sucesso do projeto. “Ele facilitará o deslocamento dos moradores das regiões de Santa Maria e Gama para o Plano Piloto. Além disso, vai melhorar o trânsito, pois acho que muitas pessoas deixarão os carros em casa para utilizar esse transporte”.

 

Os ônibus articulados circularão em faixas exclusivas ao longo de quase 42km de corredor com ramais no Gama, com 8,7km de extensão, e em Santa Maria, com 5,3km. O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto, no terminal da Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto.

 

O sistema terá um padrão de controle operacional semelhante aos projetos metroviários e será integrado ao sistema de transporte já existente, ou seja, o usuário poderá utilizar o mesmo cartão no metrô e demais ônibus convencionais nos veículos do “Expresso DF Sul”.

 

(k.I./M.M.)