04/10/2013 às 14:37

Vila Basevi, em Sobradinho, ganha pavimentação

Obras atendem a determinação de órgãos ambientais

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 04/10/2013

SOBRADINHO (4/10/13) – O Governo do Distrito Federal inaugurou hoje (4) a pavimentação da via de acesso à Vila Basevi, em Sobradinho, e uma ciclovia ecológica, com aproximadamente 2,4 km cada uma.

 

“Uma obra como esta melhora muitas outras coisas da comunidade, abre a porta para todos os serviços públicos, escola, saúde, segurança. A valorização das casas é imediata”, afirmou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli.

 

As obras incluem terraplenagem, drenagem, pavimentação com blocos pré-moldados de concreto, recuperação ambiental e sinalização viária. A construção levou um ano e custou R$ 1,732 milhão.

 

A utilização de bloquetes de concreto, em substituição à massa asfáltica, atende à determinação de órgãos de proteção ambiental como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O material elimina o risco de contaminação das nascentes da região, integrante da Reserva Ambiental Contagem, por resíduos de asfalto.

 

“Nós esperamos há 30 anos pela pavimentação. Já ouvimos muita promessa, e esse governo teve coragem”, disse o presidente da Associação de Moradores da Vila Basevi, Ismael Araújo Santos.

 

O asfalto vai até a Escola Classe Basevi, que tem cerca de 250 alunos, e fica ao lado da sede da Associação de Moradores, onde fica o posto de saúde que atende a cerca de 3 mil pessoas. A obra é reivindicada há mais de 10 anos pela comunidade.

 

(M.M.)