05/10/2013 às 11:33

Projeto “Paternidade Responsável” chega às escolas públicas de Planaltina

Ação começa hoje e segue durante dias 12, 19 e 26 de outubro

Por Da Redação, com informações da Administração Regional da Estrutural


. Foto: Mary Leal / Arquivo

 PLANALTINA (5/10/13) – O Departamento de Atividade Psicossocial (DAP), da Defensoria Pública do Distrito Federal, realiza hoje e nos dias 12, 19 e 26 de outubro, a 1ª ação do projeto “Paternidade Responsável nas Escolas Públicas de Planaltina”, com o objetivo de garantir a jovens e adultos o direito de ter o nome do pai na certidão de nascimento.

 

A finalidade é reunir a mãe, ou o responsável legal pela criança, e o suposto pai, e, por meio desse encontro, incentivar o reconhecimento voluntário da paternidade via extrajudicial. Em casos de dúvida de alguma das partes, a DPDF realizará o exame de DNA sem custos.

 

Coordenado pelo DAP, a iniciativa tem como diferencial o apoio psicológico que é prestado à família e que contribui, de forma efetiva, na mediação de conflitos no lar. O trabalho da equipe multidisciplinar visa a conscientização da importância do registro com o nome do pai. Para ser atendido basta levar os documentos pessoais.

 

FILIAÇÃO – Estima-se que aproximadamente 69 mil crianças inseridas na rede pública de ensino da Secretaria de Educação do DF não contam com o nome do pai na certidão de nascimento, porém o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o reconhecimento do estado de filiação como direito.

 

Em parceria, as escolas vão realizar o levantamento do número de alunos que se encaixam no projeto. As demais escolas interessadas em receber a DPDF devem entrar em contato pelos números: 2196-4376/ 2196-4677.