06/10/2013 às 18:39

Balé do Maior São João do Cerrado se apresenta nos EUA

Espetáculo mostrará a riqueza da cultura brasileira para atrair turistas durante a Copa do Mundo

Por Da redação


. Foto: Dênio Simões/GDF – Arquivo

BRASÍLIA (6/10/13) – Os 16 integrantes do Balé Flor do Cerrado, que compõe o corpo de dança do Maior São João do Cerrado, se apresentam em Los Angeles na quinta-feira (10) para mostrar a cultura brasileira pelo projeto “Goal to Brasil – Encontros Brasileiros”, promovido pela Embratur.

 

O grupo levará ao exterior um pouco da tradição das festas juninas e dará uma prévia do que as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 terão a oferecer para os turistas.

 

“O Balé Flor do Cerrado é uma mostra viva da cultura tradicional folclórica nordestina, com misturas contemporâneas para apresentar aos estrangeiros o colorido, os sons e os ritmos de todas as manifestações juninas, misturando forró, xaxado, xote, baião, maracatu, boi bumba e bumba meu boi, além da beleza das quadrilhas juninas, para apresentar ao mundo a riqueza da nossa diversidade cultural”, contou com entusiasmo a idealizadora do projeto, Edilane Oliveira.

 

A Copa do Mundo da Fifa é, tradicionalmente, realizada no mês de junho, época em que ocorrem as festividades juninas. Por isso, o destino Festas Juninas será divulgado como uma opção aos turistas, que além do futebol e da arquitetura moderna de Brasília, também terão a chance de aproveitar a cultura genuinamente brasileira.

 

A proposta do corpo de bailarinos oficial do festival anual “O Maior São João do Cerrado” é divulgar a cultura popular nordestina para o mundo e este ano o arquiteto Oscar Niemeyer foi homenageado em um palco 3D que trazia projeções de algumas das principais obras do mestre, como o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana.

 

MISTURA – O Flor do Cerrado, criado em 2011, mistura em ritmos e cores a tradição do Nordeste brasileiro e propõe ao espectador um passeio ao “Brasil Junino”, com repertório musical como: Pau de Arara (Luiz Gonzaga), Petrolina Juazeiro (Banda de Pífano de Caruaru), Feira de Mangaio (Clara Nunes), Olha que isso aqui tá muito bom (Gonzaguinha), Frevo Mulher (Amelinha), Pagode Russo (Luiz Gonzaga), Missa do Vaqueiro (Luiz Gonzaga).

 

Literatura de cordel, poemas e textos alusivos à nação nordestina misturam-se aos dançarinos que promovem intervenções dramatúrgicas de interação com o público.

 

Ficha Técnica

 

Coreógrafo: Willy Costa

 

Figurinista: Herbert Costa

 

Maquiador: Gustavo Gris

 

Produção: Célio Joker

 

Bailarinos: Alan Alves, Ana Oliveira, Diogo Dantas, Felipe de Carvalho, Gabriel Feitosa, Leonardo Marinho, Lidiane Batista, Kiara Rodrigues, Taize dos Santos, Viviane Luiz, Viviane Nascimento, Wellyngton Rodrigues.

 

(I.F/M.D)