Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/10/2013 às 21:54
Capacitação voltada ao empreendedorismo e à agricultura teve 160 horas/aula e a entrega de certificado foi realizada hoje
BRASÍLIA (11/10/13) – Um grupo de 11 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Semiliberdade de Taguatinga Sul recebeu hoje o certificado de conclusão dos cursos de irrigação e empreendedorismo, capacitação que durou 160 horas e que premiou dois alunos destaque com tablets.
“É emocionante trazer os pais e fazer um momento de homenagem a esses jovens. Queremos que eles saiam daqui para não retornar do jeito que entraram e, agora, ao final deste curso, podemos ver o quanto de disciplina e perspectiva de vida eles ganharam”, disse o subsecretário de Administração, da Secretaria da Criança, Antônio José Rodrigues.
Os cursos, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ensinaram os adolescentes a desenvolver o espírito empreendedor e também os orientou sobre o passo a passo de como manter o cultivo de frutas, legumes e verduras.
Os jovens que participaram dessa capacitação residem na unidade e, a depender do comportamento, podem passar o final de semana em casa, com a família.
Nesse período de reclusão eles estudam, fazem cursos, ajudam no cultivo e na comercialização das plantas, que ocorre uma vez por semana na sede da Secretaria da Criança.
Estudante, J. R. C, de 15 anos, cumpre medida socioeducativa há quatro meses (de um total de seis). Aluno esforçado, segundo os professores, ele ganhou o certificado e foi contemplado também com um tablet.
“Durante esse tempo que estive aqui pude pensar um pouco mais e vi que não é certo viver no crime. Agora, depois desse curso, quero estudar mais para poder trabalhar em um lugar legal”, planejou o jovem.
Para o pai dele, Jocelino Pereira, 49 anos, o momento em que soube que o filho havia praticado um crime “foi difícil e desesperador”. Agora, ao ver o êxito que obteve no curso, Pereira se sente “realizado”.
“Fiquei muito abalado quando me contaram do crime, mas agora sinto um alívio, porque sei que ele mudou para melhor. Esse curso ajudou muito a ele e a toda a minha família”, acrescentou Pereira.
O projeto da Secretaria da Criança é oferecido aos adolescentes de 12 a 17 anos. Na horta, que funciona nas dependências da unidade, são produzidos, dentre outros produtos, cenouras, alfaces, abóboras, cheiro verde e feijão.
(F.M/T.V)