11/10/2013 às 17:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Ônibus escolares começam a rodar em 20 dias

Veículos atenderão escolas de educação integral e serão usados para atividades extracurriculares

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira/ Arquivo

BRASÍLIA (11/10/13) – A Secretaria de Educação do Distrito Federal deve colocar em circulação nos próximos 20 dias os primeiros ônibus recebidos do governo federal por intermédio do programa “Caminho da Escola”. Os ônibus atenderão escolas de educação integral e serão usados para atividades extracurriculares.

 

“É importante ressaltar que o transporte regular de alunos no DF atende 100% das necessidades. Os ônibus novos complementarão a frota já existente e se destinam exclusivamente à educação integral”, explicou o secretário- adjunto de Educação do DF, Jacy Braga.

 

Dos cem veículos repassados pelo programa, o GDF recebeu 76 em julho deste ano. Os ônibus foram entregues para gestão da Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília (TCB). De julho até agora, a empresa fiscalizou a qualidade dos veículos, solicitou reparos e realizou o tombamento de algumas unidades.

 

“A burocracia nos obriga a demorar a entrega, mas estamos com pressa de colocar os ônibus na rua. Estamos nos últimos detalhes dos trâmites administrativos”, disse.

 

De acordo com Braga, a Secretaria de Educação vai repassar R$5 milhões à TCB para a gestão do transporte. “Tão logo o primeiro aporte esteja disponível, a TCB vai fazer as contratações emergenciais para colocar os ônibus em circulação, como combustíveis, mão de obra, estoque de peças e ferramentas”, explicou o presidente da empresa, Carlos Koch.

 

“Brazlândia receberá a maior parte da frota, dos quais 32 são adaptados a portadores de necessidades especiais”, disse Braga.

 

TECNOLOGIA – Koch afirmou que a TCB vai instalar novos equipamentos nos ônibus ao longo do ano que vem, como GPS e televisões. “O objetivo é atingir em 2014 a excelência em gestão nesse tipo de transporte”, disse.

 

Os cem ônibus se somam à frota de 590 veículos que atendem o transporte regular de estudantes. Em 2015, o GDF deve receber mais 200 do governo federal.

 

(B.F./M.D.)