Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/10/2013 às 13:27
Reuniões ocorrem para esclarecer dúvidas e serem prestadas orientações
BRASÍLIA (14/10/13) – Centros e unidades de saúde da rede pública oferecem no atendimento básico a orientação correta sobre o parto, desde a realização de reuniões a palestras regulares para as mulheres em período de gestação – ação que integra o programa “Rede Cegonha”.
“Nosso objetivo é eliminar o mito de que a gravidez é um período difícil e que o parto normal é ruim e complicado”, explicou a enfermeira da Sala da Mulher, Zélia Domitília de Andrade.
Por exemplo, no Centro de Saúde n°2 do Núcleo Bandeirante, localizado na terceira avenida AE2, esse tipo de encontro ocorre logo após a confirmação da gravidez e após a 20ª semana da gestação.
As mulheres são informadas sobre a importância da alimentação e dos exercícios físicos, são informadas de como e quando devem procurar o centro de saúde ou o hospital e tudo mais relacionado ao período que se inicia.
Assim, temas como parto normal ou parto cesárea, higiene íntima e banho após o nascimento, aleitamento materno, estouro da bolsa, como ocorrem as contrações e vários outros temas são debatidos entre as mulheres.
“Apesar de ser minha segunda gestação, hoje eu fui orientada sobre coisas que nunca tinha ouvido falar antes como, por exemplo, o passo a passo durante o banho”, revelou Zayana Pires Menezes, que aguarda Eduardo para o mês de novembro.
Ao final, todas são aconselhadas a manterem a calma e relaxarem nos dias que antecedem ao parto.
(L.C/T.V)