15/10/2013 às 17:21

Metrô-DF recebe campanha de prevenção e combate ao câncer de mama

Voluntários e médicos prestaram atendimento às passageiras e ensinaram o autoexame

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

BRASÍLIA (15/10/13) – As estações e trens do Metrô-DF foram palco hoje da campanha de prevenção ao câncer de mama, onde 40 voluntários ligados à “Rede Feminina de Combate ao Câncer”, de Brasília, e dois médicos prestaram atendimento às mulheres que utilizam o meio de transporte.

 

Os voluntários divulgaram o trabalho da rede e prestaram esclarecimentos sobre o autoexame. As passageiras receberam fitas cor de rosa para serem colocadas no pulso, onde, de acordo com os organizadores, o laço simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.

 

A campanha, que tem como objetivo conscientizar o público feminino sobre a importância de realizar exames preventivos, esclarecer sobre os sintomas e motivar para a busca de tratamento, faz parte do movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa”.

 

CONSIDERAÇÕES – Estimativas do Instituto Nacional do Câncer, que considera as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes, calcula que há, para 2013, uma média de 52.690 novos casos de câncer de mama. No DF, a estimativa é de 880 mulheres nessa situação, segundo informações de maio deste ano, da Gerência de Câncer, da Secretaria de Saúde do DF.

 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Brasília, é uma associação civil sem fins lucrativos que presta assistência à pessoa de baixa renda portadora de câncer. Este ano, a Rede optou por realizar a campanha no Metrô-DF devido à grande quantidade de pessoas que utilizam o transporte.