16/10/2013 às 14:34, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Estudantes do Itapoã recebem bicicletas para facilitar trajeto até escola

Alunos de Samambaia serão os próximos contemplados

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro / GDF

ITAPOÃ (16/10/13) – O Governo do Distrito Federal entregou hoje mil bicicletas para estudantes do Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, em Itapoã, ação que é parte do programa “Caminho da Escola”, que facilita o trajeto até a instituição escolar. Os estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos da escola também receberão capacetes.

 

“A bicicleta é um meio extremamente saudável de transporte. O rendimento escolar será maior e vamos dispensar um transporte que polui”, afirmou o governador Agnelo Queiroz, durante entrega dos equipamentos.

 

Todos os alunos do 6º ao 8º ano do Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, que solicitaram a bicicleta, foram atendidos.

 

O programa do GDF seleciona, através da Secretaria de Educação, áreas de vulnerabilidade social e as escolas a serem atendidas. Os alunos que tiverem pelo menos 14 anos, e aderirem ao programa, recebem as bicicletas.

 

“Estamos substituindo a caminhada de longa distância com um instrumento que vai facilitar a mobilidade. Houve um processo de adesão, toda a demanda da escola foi atendida”, completou o secretário de Educação, Marcelo Aguiar.

 

ENTREGAS – Por meio do programa, o governo já adquiriu 2.992 bicicletas e, além das distribuídas hoje, entregou 625 – 300 no Recanto das Emas e 325 no Paranoá. Para 2014, a meta é distribuir 12 mil bicicletas.

 

Os equipamentos são comprados com recursos da Secretaria de Educação do DF e financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), GDF e Ministério da Educação (MEC).

 

“Estamos valorizando o aluno para que não haja defasagem escolar”, ressaltou o administrador do Itapoã, Paulo Gonzaga.

 

Os próximos beneficiados serão os estudantes de Samambaia, com a entrega de 1.367 bicicletas.

 

As regiões onde são distribuídos os veículos são definidas pelo ranking de Territórios de Vulnerabilidade Social, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

 

(M.M.)