16/10/2013 às 02:30

Mané Garrincha recebe Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas

Evento contou com a participação de deputados de 37 países e da Câmara Legislativa do DF para debater os desafios no desenvolvimento sustentável

Por Da Redação


. Foto: Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (15/10/13) – Deputados da Câmara Legislativa do DF e de 37 países da América do Sul e Central se reuniram hoje, no Estádio Mané Garrincha, para participar da 12ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (Copa), que debateu os desafios do desenvolvimento sustentável no continente.
 

“Valorizo muito o papel da ‘Copa’ em integrar as Américas, no sentido de podermos compartilhar e superar nossos desafios juntos. No mundo globalizado, é muito importante termos uma integração maior entre os países”, afirmou o governador Agnelo Queiroz durante o evento.
 

O presidente da ‘Copa’, Jacques Chagnon, elogiou a iniciativa de Brasília em receber este ano a assembleia e destacou o papel da organização ao reunir parlamentares de vários países para discutir problemas que atingem todas as Américas, desde a falta de moradia digna até planejamento urbano.
 

“Nossas problemáticas são semelhantes, e a resposta para os desafios na América do Sul e Central também podem ser as mesmas respostas para outros lugares do mundo. Esses denominadores comuns são a chave para atingir o sucesso”, apontou Chagnon.
 

“Para nós é uma enorme satisfação receber um evento que pode trazer uma contribuição tão grande para Brasília e as Américas”, ressaltou o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wasny de Roure.
 

A 12ª Assembleia Geral da Copa começou no último domingo (13), e será concluída amanhã (16), na Câmara Legislativa.
 

MULHERES – Além dos desafios das Américas para o desenvolvimento sustentável, o evento também trouxe a 11ª Reunião Anual da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que discute os direitos femininos, igualdade de gênero, saúde e educação.
 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a incorporação das mulheres na política é um dos maiores desafios para construir uma sociedade mais igualitária.
 

(L.C/T.V)