17/10/2013 às 21:47

Contrato de gestão do Hospital da Criança de Brasília é renovado

Assinatura do documento foi realizada hoje entre GDF e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, que continua a administrar a unidade

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto:Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (17/10/13) – Um novo contrato de gestão do Hospital da Criança de Brasília foi assinado hoje pelo GDF e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE), para que a entidade administre por mais cinco anos os blocos I e II da unidade de saúde.
 

“Estamos fazendo a renovação de um contrato que mostrou ser uma experiência muito positiva e exitosa. Vamos completar em novembro dois anos de funcionamento do hospital, que é um sucesso absoluto no DF e no país, com mais de 630 mil atendimentos”, comemorou o governador Agnelo Queiroz.
 

Além do bloco I, que possui 22 leitos e 30 consultórios, a ICIPE administrará também o bloco II, atualmente em obras, com previsão de conclusão até dezembro de 2014.
 

A nova parte do Hospital da Criança terá 21 mil metros quadrados, 164 leitos de internação, 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 de cuidados intermediários. Também contará com centro cirúrgico, central de material esterilizado, áreas de apoio e laboratórios para análise clínica.
 

“Com essa construção e a ampliação do hospital, partimos para a 2ª etapa do processo, que repetirá o resultado de sucesso e melhorará o atendimento às crianças”, ressaltou o chefe do Executivo local.
 

Atualmente, o hospital oferece vagas desde cirurgias a cardiologia e neurologia. A criança atendida em uma unidade de saúde da rede pública, que precise de consulta especializada, será encaminhada pelo pediatra para marcação de consulta.
 

“Gostaria de agradecer a gestão Agnelo e a Secretaria de Saúde, que nunca faltaram com o apoio que o hospital precisava. Graças a isso e a dedicação dos profissionais, conseguimos quase 100% no índice de satisfação dos usuários”, afirmou o presidente do ICIPE, Milton Alarcon.
 

Segundo o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, para ampliar o atendimento a população será licitado, até o final do ano, a construção do Hospital do Câncer de Brasília, que ficará ao lado do Hospital da Criança, próximo ao Noroeste.
 

“Esse é o compromisso do governo para impulsionar o atendimento à saúde em outras áreas”, destacou Barbosa.
 

DIA DO MÉDICO – No evento também foi celebrado, antecipadamente, o Dia do Médico, comemorado amanhã (18).
 

“Hoje foi uma comemoração duplamente especial, tanto pelo Dia do Médico como a assinatura do contrato de gestão. Gostaria de parabenizar os médicos pelo papel importante que desempenham para tornar esse hospital uma referência”, elogiou o diretor do Hospital da Criança, Renilton Rehem.
 

Por serem médicos, Agnelo Queiroz, a primeira-dama, Ilza Queiroz, Rafael Barbosa e o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, receberam dos pacientes do Hospital da Criança placas comemorativas em homenagem ao Dia do Médico.
 

(L.C/J.S)