Brasilienses devem adiantar relógios a partir da meia-noite de hoje
" /> Brasilienses devem adiantar relógios a partir da meia-noite de hoje">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
19/10/2013 às 14:48, atualizado em 12/05/2016 às 17:53
Brasilienses devem adiantar relógios a partir da meia-noite de hoje
BRASÍLIA (19/10/13) – O horário de verão começa à 0h deste sábado (19) para o domingo (20) e os brasilienses devem adiantar seus relógios em uma hora – a medida vale até 16 de fevereiro de 2014.
“O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda por energia no horário de pico, que vai de 18h as 21h”, explicou o superintendente de Operação do Sistema Elétrico, da CEB, Marcus Fontana.
Segundo ele, o momento de maior consumo é no horário de pico, período em que há maior geração, transmissão e distribuição de energia por causa da ligação dos pontos de iluminação públicos.
Além disso, ao chegar às residências, os moradores utilizam simultaneamente chuveiros elétricos e outros eletrodomésticos.
Segundo o superintendente, o principal ganho para a população é a qualidade e a confiabilidade no fornecimento de energia já que, com o horário de verão, o sistema não trabalhará sobrecarregado.
“A redução de demanda fica em torno de 3% a 4% no horário de pico. Com isso, também se evita desligamentos, porque o sistema trabalhará de forma mais segura”, esclareceu Fontana.
Além do DF, dez estados estão incluídos no horário de verão: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão.
(A.S/J.S)