24/10/2013 às 19:31

DF receberá obras do PAC 2 para pavimentação

Arniqueiras, Ponte de Terra e Pôr do Sol serão beneficiados

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (24/10/13) – O DF será beneficiado com a pavimentação nos setores habitacionais Arniqueiras, Ponte de Terra e Pôr do Sol. As obras fazem parte de um conjunto de 310 projetos nacionais selecionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento, fase 2, que terá investimento total de R$ 13,5 bilhões em todo o país e afetará a população de 1.198 localidades.

 

O anúncio foi feito hoje durante solenidade no Palácio do Planalto, com a presença da presidente da república, Dilma Rousseff e do governador em exercício do DF, Tadeu Filippelli.

 

Conforme planejamento do poder executivo, serão feitos 7,5 mil km de vias, recapeamento e implantação de ciclovias em todo o país. Também está prevista a construção de 15 mil km de calçadas e colocação de sinalização, acessibilidade e faixas de pedestres.

 

Os recursos serão aplicados também na construção de sistemas de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e esgoto sanitário.

 

Durante um discurso de aproximadamente meia hora, Dilma Rousseff falou a prefeitos de diversos municípios brasileiros, ministros de estado e governadores.

 

De acordo com a presidente da República, o investimento feito pelo PAC 2 na área de saneamento era “impensável uma década atrás”.

 

Dilma destacou a importância da realização de obras que coletem esgoto e que pavimentem ruas ao frisar que essas intervenções “desaparecem” ao serem concluídas, mas que geram efeitos notáveis na saúde pública.

 

“O governo federal considera esses investimentos legítimos. O calçamento –e pavimentação- é, sobretudo, uma garantia de que as crianças não brinquem no esgoto e na água de chuva. O Brasil está aquém na questão do saneamento e isso me deixa muito feliz”, destacou a presidente da República.

 

O ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, lembrou que existe em âmbito federal e local a intensão de melhorar, de forma acentuada, o saneamento básico e a pavimentação das mais diversas regiões.

 

O titular da pasta federal frisou que não há intenção de fazer obras “gigantescas” e de “grande visibilidade”, mas um investimento que beneficie diretamente o povo das capitais, como Brasília, e de pequenos municípios brasileiros.

 

“Essas obras que estamos anunciando não caberão em cartão postal. Elas estarão pulverizadas em várias localidades brasileiras. São nessas ruas que o Brasil caminha e é lá que o governo vai estar, porque fazemos com o princípio de beneficiar aqueles que mais precisam no país”, finalizou Ribeiro.

 

(F.M./J.S.)