24/10/2013 às 12:20

Distrito Federal ganha “1° Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional”

Documento apresenta principais diretrizes, objetivos, programas e ações que compõem Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal

Por Da Redação, com informações da Sedest


. Foto: Edson Gês / Divulgação

 BRASÍLIA (24/10/13) – O DF ganhou o “1°Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional”, que, entre outras coisas, acompanhará os programas e ações de segurança alimentar e nutricional, integrando-os de forma a garantir o direito da população à alimentação adequada, e monitorará os níveis de insegurança alimentar e nutricional da população.

 

O Plano funcionará como principal instrumento de planejamento, gestão e execução dos programas e ações ligadas à área, terá vigência quadrienal e deverá observar os objetivos, metas e ações estabelecidas no Plano Plurianual – PPA.

 

“Parabenizo o DF por trabalhar diariamente para cumprir os compromissos com a sociedade. A garantia de alimentação adequada para quem está em situação de insegurança alimentar é algo que o GDF se propõe a cumprir e, com isso, tem feito mudanças estruturais e melhorado a vida de muita gente”, disse o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo Campos.

 

O plano foi lançado ontem, durante o “1°Encontro Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional”, que debateu temas que contribuirão para o fortalecimento das ações e dos agentes atuantes no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, em âmbito local.

 

“Ao entregar o plano, o GDF cumpre com mais uma importante etapa no processo de implementação efetiva do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Distrito Federal. O Plano é um instrumento de luta social e só foi possível sua produção por entendermos que a cultura da intersetorialidade é necessária para avançar, mas nos exige esforço e compromisso. Para promover o desenvolvimento não podemos ter medo de enfrentar os desafios”, reforçou o secretário da Sedest, Daniel Seidel.

 

Estiveram presentes na abertura o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão; o subsecretário de Infraestrutura e Apoio Educacional, da Secretaria de Educação do DF, Marco Aurélio Salgado; o secretário de Igualdade Racial do DF, Veridiano Custódio, e a representante do CONSEA Nacional, Elisabetta Recine.

 

(M.D.)