Alunos serão avaliados pelo 3° Estudo Regional Comparativo e Explicativo para medir a qualidade da educação e propor políticas públicas educacionais
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25/10/2013 às 12:13, atualizado em 12/05/2016 às 17:53
Alunos serão avaliados pelo 3° Estudo Regional Comparativo e Explicativo para medir a qualidade da educação e propor políticas públicas educacionais
BRASÍLIA (25/10/13) – Estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas do Distrito Federal participam, até o dia 31 de outubro, da aplicação do 3º Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce), teste desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Promovido pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) em países da América Latina e Caribe, o trabalho tem o objetivo de obter informações em nível nacional sobre a qualidade da educação e orientar políticas públicas educacionais.
“A ideia é coletar dados para saber o que de fato influencia no desempenho dos estudantes. Serão seis turmas de quatro escolas do DF, além de professores e da própria família, que serão avaliadas com questionários”, informou a gerente de Avaliação de Redes da Secretaria de Educação, Amanda Amano.
Cerca de quatro mil estudantes, em mais de 300 escolas do país, participam da aplicação do Terce. O teste afere o desempenho escolar de alunos do quarto e do sétimo ano do Ensino Fundamental, nas áreas de linguagem (leitura e escrita), matemática e ciências.
No DF, as beneficiadas foram as unidades: Centro de Ensino Fundamental (CEF) Santos Dumont, em Santa Maria; Escola Adventista de Planaltina; Escola Classe Incra 6 de Brazlândia; e Escola Classe 6 de Ceilândia.
Além do Brasil, também participarão do estudo Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e outros países do Caribe.
(L.C/J.S)