" /> ">

26/10/2013 às 15:30

Parque do Areal é 10º entregue com melhorias

Governador em exercício visitou local na manhã de hoje para inaugurar 1ª etapa de obras previstas pelo programa “Brasília, Cidade Parque”

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Ronaldo Silva

BRASÍLIA (26/10/13) – O Parque do Areal, em Águas Claras, foi devolvido à população na manhã de hoje com nova sede administrativa, guarita, quadras society e de futsal, campo de areia e playground, além de uma pista de cooper, o que totaliza R$1,2 milhão em investimentos.

 

“Essa ação faz parte de um grande projeto de compensação ambiental para que todos os parques recebam infraestrutura para a população. Esses equipamentos públicos e esta cerca instalados aqui representam 57 hectares de terra sob proteção ambiental”, destacou o governador em exercício, Tadeu Filippelli, durante a entrega do parque.

 

O parque, com uma área de 52,918 hectares, existe há cerca de 10 anos e foi contemplado pelo programa de compensação ambiental do GDF “Brasília, Cidade Parque”, que revitalizará e legalizará os 72 parques do DF.

 

“O programa “Brasília, Cidade Parque” está trazendo de volta a qualidade de vida das pessoas. Um parque próximo de casa promove saúde para toda família”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão.

 

Segundo ele, outros locais do parque também serão contemplados com uma segunda etapa de benfeitorias, que deve começar até 2014.

 

O parque do Areal tem capacidade para atender, diariamente, 500 pessoas, e encontra-se em uma região alta, que permite vista privilegiada de Águas Claras, Guará e Plano Piloto.

 

Durante a inauguração, as crianças participaram de atividades e tiveram lazer com brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, e mesa de frutas e sucos.

 

BALANÇO– O programa “Brasília, Cidade Parque” foi criado em junho de 2011 com o objetivo de fazer com que as construtoras executem os termos de compromisso que regulamentam a compensação ambiental, com isso, elas estão obrigadas a investir no meio ambiente para restituir os impactos causados pelas obras.

 

Até agora, outros nove parques foram contemplados pela ação, entre eles: Parque da Asa Sul, Jequitibás, em Sobradinho, Ezechias Heringer, no Guará; Águas Claras, Bosque do Sudoeste, Olhos D´Água, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Jardim Botânico e agora o Parque do Areal.

 

Além disso, estão em obras as áreas ecológicas localizadas no Riacho Fundo, Estrutural, Dom Bosco, Sucupira, em Planaltina, e Cortado, em Taguatinga, além de outros 30 que estão em fase de projeto, planejamento e orçamento.

 

O próximo parque a ser inaugurado com melhorias pelo projeto “Brasília, Cidade Parque” será o Dom Bosco, no Lago Sul, com provisão de entrega para novembro deste ano.

 

(A.S./M.D.)