29/10/2013 às 17:17

Mutirão retira lixo acumulado em casa de Taguatinga

Moradora guarda entulho há 10 anos, mas agora passa por acompanhamento psicológico para abandonar vício

Por Da Redação, com informações da Administração Regional


. Foto: Divulgação

 TAGUATINGA (29/10/13)- A Administração Regional de Taguatinga e a Vigilância Ambiental voltaram a retirar, hoje, o lixo acumulado da casa de uma moradora da QSE 16, e o serviço deve terminar só na quinta-feira (31), já que há muito entulho em todos os sete cômodos da residência.

 

“Acionamos a Secretaria de Saúde, após diversas operações, para que a responsável pelo acúmulo de lixo tivesse o apoio psicológico necessário para aceitar as ações. Hoje ela faz tratamento médico e psicológico no Caps (Centro de Atendimento Psicossocial)”, informou o administrador de Taguatinga, Carlos Jales.

 

Conhecida pelos vizinhos como a “Rainha do Lixo”, dona Benedita é aposentada e acumula entulho em casa há cerca de 10 anos. O GDF já realizou cinco operações para a retirada do lixo -a última ação aconteceu em julho.

 

O acumuladora está em tratamento médico, psicológico e de terapia ocupacional há oito meses. Ela sofre da chamada “Síndrome de Diógenes”, caracterizada pela incapacidade de se desfazer de bens e objetos inutilizáveis, inúteis ou até insalubres. 

 

Cerca de 10 pessoas participam da operação, e todo o lixo retirado da casa da dona Benedita é separado para ser vendido a empresas de reciclagem.

 

(H.O./M.D.)