02/11/2013 às 13:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Hemocentro centralizará atendimento a pessoas com doença falciforme

Pacientes necessitam de transfusões frequentes porque doença gera alterações nos glóbulos vermelhos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (2/11/13)- Portaria publicada pela Secretaria de Saúde nesta semana repassa à Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) a coordenação e o atendimento de todos os pacientes do Distrito Federal com doença falciforme- causada por alterações na hemoglobina (proteína dos glóbulos vermelhos do sangue).

 

“O Hemocentro, que já coordena a atenção aos pacientes portadores de coagulopatias hereditárias, passa agora a ordenar ações voltadas para os pacientes com doença falciforme, passando definitivamente a ocupar um espaço na assistência”, ressaltou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

“Com esta portaria, poderemos avançar na atenção integral à saúde destes pacientes, o que era uma dívida histórica com este segmento da população”, acrescentou.

 

O Hemocentro sediou, na quarta-feira (30), o II workshop sobre doença falciforme da Secretaria de Saúde do DF, que contou com a presença de pacientes, profissionais de saúde, professores e gestores que lutam pela causa.

 

O diretor-executivo da unidade, José Antonio Vilaça, relatou, durante o evento, que seu primeiro paciente em um ambulatório de Minas Gerais tinha doença falciforme com crises frequentes e um histórico grande de transfusões.

 

“Fiquei muito sensibilizado com o sofrimento deste rapaz e me tornei um defensor de uma política de atenção integral a estes pacientes. Hoje temos uma proposta de atendimento de rede que define um modelo de atenção e cuidado à saúde integral”, finalizou.

 

(H.O/J.S*)