05/11/2013 às 18:50

Centros Olímpicos recebem semana paralímpica

Evento é voltado à inclusão de alunos com deficiência e pretende reduzir desigualdades

Por Da Redação, com informações da Administração Regional de São Sebastião


. Foto: Mariana Raphael / Arquivo

BRASÍLIA (5/11/13) – Alunos dos centros olímpicos do DF, com ou sem deficiência, participam, de hoje a sexta-feira (8), da Semana do Esporte Paralímpico, iniciativa do GDF para promover a interação e extinguir as desigualdades entre os atletas.

 

“Com certeza essa iniciativa irá reforçar a ideia de inclusão por meio do esporte, além disso, o evento vai promover a integração entre todos os alunos, independentemente de terem ou não quaisquer tipos de deficiência”, afirmou o secretário de Esporte, Julio Cesar.

 

O evento é direcionado a todos os alunos das unidades dos centros olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, que na ocasião serão convidados a vivenciar algumas modalidades adaptadas, a fim de se conscientizarem sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que têm deficiência.

 

Os jogos entre as equipes serão realizados no horário das aulas, simultaneamente nos quatro centros olímpicos do DF.

 

Fazem parte do evento as clínicas de experimentação e jogos amistosos de basquete em cadeira de rodas, parabadminton -jogo de peteca com raquete-, vôlei sentado, atletismo, bocha e natação adaptados.

 

Para o deslocamento entre as quadras, os alunos receberão um tapa-olhos, se dividirão em duplas e revezarão nos caminhos para vivenciar um pouco do que é a falta de visão.

 

A entrega das medalhas às equipes vencedoras será realizada por paratletas nacionais que atuarão como padrinhos de cada centro olímpico.

 

Serviço:

Semana do Esporte Paralímpico

Data: de 5 a 8 de novembro

Horário: das 7h40 às 11h25 e das 14h às 18h45

Locais: Centros Olímpicos de São Sebastião, Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I e Samambaia

(F.M./J.S.)