Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/11/2013 às 19:17
Hospitais Regionais do Gama e da Asa Norte ganharam, este ano, pronto-atendimento para pacientes com conjuntivite e outros problemas nos olhos
BRASÍLIA (5/11/13)– Criados neste ano, os serviços de pronto-atendimento em oftalmologia nos hospitais regionais da Asa Norte (HRAN) e do Gama (HRG) receberam 2.071 pessoas até setembro, o que contribuiu para a redução do tempo de espera por esse tipo de atendimento na rede pública de saúde.
“Desde a criação de Brasília, as emergências oftalmológicas eram realizadas no Hospital de Base. Há aproximadamente seis anos, o HRT (Taguatinga) também passou a atender. Com o aumento da população, fez-se necessário abrir um novo serviço no HRG (Gama) e no HRAN (Asa Norte)”, explicou hoje o coordenador de Oftalmologia da Secretaria de Saúde, Rogério Nóbrega.
No HRAN o serviço teve início no mês passado, e o do HRG foi inaugurado em fevereiro. As duas unidades atendem das 7h às 19h.
No Hospital de Base, o serviço ocorre 24h, todos os dias e, de janeiro a agosto, contabilizou 20.175 atendimentos.
Com funcionamento 24h, diariamente, a emergência do HRT realizou 13.884 atendimentos oftalmológicos, no período de janeiro a agosto de 2013.
“Temos um alto padrão de atendimento em oftalmologia na regional de Taguatinga (e isso) reflete no quantitativo de pacientes que conseguimos atender, diariamente, em nossa unidade”, afirmou o coordenador-geral de saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.
O objetivo do serviço nos quatro hospitais é atender os casos graves sem filas, pois os pacientes aguardavam até seis horas por uma consulta de emergência antes da descentralização do atendimento.
A diarista Maria Anastácio, 57 anos, sentia dores nos olhos há 45 dias e resolveu procurar o pronto-atendimento do HRG.
“Fiz o exame de fundo de olho e não detectou glaucoma. A médica me orientou a realizar exames mais detalhados no Hospital de Base e retornar com os resultados”, contou a paciente, que foi atendida em poucas horas.
O Pronto-Socorro de Oftalmologia atende pacientes que apresentam queimaduras químicas e térmicas, perfurações oculares, conjuntivites, úlceras de córnea, glaucoma agudo, traumas oculares e inflamações intra-oculares.
Além disso, são realizados procedimentos cirúrgicos como suturas de córnea, retirada de corpo estranho e transplante de córnea.
(H.O/J.S*)