06/11/2013 às 21:04, atualizado em 17/05/2016 às 14:26

Governador busca apoio em países europeus para firmar desenvolvimento de Brasília

Agnelo Queiroz visitará Alemanha e Bélgica e tratará de assuntos como a defesa da capital para sediar a Universíade 2019 e um acordo de cooperação com Bruxelas

Por Da Redação, com informações da Assessoria Internacional

BRASÍLIA (6/11/13) – O governador Agnelo Queiroz está em viagem oficial, que começa na Alemanha e termina em Bruxelas, na Bélgica, onde serão tratados assuntos como a possibilidade de Brasília sediar a Universíade 2019 e a assinatura do acordo para as capitais belga e brasileira se tornarem cidades-irmãs, entre outras ações.
 

Nesta quinta-feira (7), o chefe do Executivo local e sua comitiva, formada por secretários de Estado, se reunirão em Colônia (Alemanha) para assinar o Acordo de Cooperação Técnica Científica entre a Novacap, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e o governo alemão.
 

A ação possibilitará o recebimento de tecnologia alemã para a elaboração de um sistema nacional de conservação de construções especiais, além da promoção de workshops, simpósios e visitas técnicas.
 

Na sexta-feira (8), será assinado o acordo de cooperação entre Brasília e Bruxelas para as duas capitais se tornarem cidades-irmãs. A parceria possibilitará a cooperação estratégica nas áreas de educação e treinamento, ciência e tecnologia, planejamento urbano e transporte, entre outros.
 

E no sábado (9), em Bruxelas, o governador defenderá a capital federal como sede dos Jogos Mundiais Universitários de Verão, conhecidos como Universíade.
 

O evento internacional é organizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e ocorre a cada dois anos. Para 2019, Brasília disputa apenas com Budapeste, na Hungria.
 

BRASÍLIA SEM FRONTEIRAS – Na agenda da missão internacional está prevista também uma reunião com o ministro da Educação, Juventude, Igualdade de Oportunidades e Negócios da Bélgica, Pascal Smet.
 

No encontro, será debatido, essencialmente, o programa “Brasília sem Fronteiras 2014”. No próximo ano, o GDF avalia a possiblidade de enviar jovens e servidores públicos do governo para imersão e intercâmbio educacional em Bruxelas.
 

Além do governador, a comitiva é formada pelo chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão; e os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Glauco Rojas, de Turismo, Luiz Otávio, e de Esporte, Júlio Ribeiro.
 

Também acompanham o governador o deputado distrital Washington Mesquita; o presidente da FAP-DF, Alexandre Gouveia; o presidente da Novacap, Nilson Martorelli; e a diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima.
 

(L.C/A.S/J.S*)