06/11/2013 às 12:54

Inaugurados Conselho Tutelar e Uama de Sobradinho

Unidades têm novo espaço para atendimento e mais equipamentos

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Criança


. Foto: Divulgação

 SOBRADINHO (6/11/13) – Os moradores de Sobradinho poderão contar a partir de agora com os serviços do Conselho Tutelar e da Unidade de Atendimento em Meio Aberto (Uama) em novas sedes, inauguradas nesta semana na Quadra 4 da cidade. Os locais receberam nova estrutura para funcionamento e atenderão a população das 7h às 19h.

 

“O investimento em políticas públicas é um compromisso do governo. É uma construção coletiva. Para que os adolescentes não entrem para o sistema, precisamos investir em educação, em profissionalização, oferecer cultura, lazer, garantindo a ressocialização, e isto está sendo feito pelo GDF”, afirmou a Secretária da Criança, Rejane Pitanga.

 

A sede do Conselho Tutelar recebeu divisórias, oito computadores, rede de internet e cinco salas de atendimento individual, que permitem aos conselheiros privacidade no atendimento de denúncias contra crianças e adolescentes. A Uama também tem nova estrutura, com quatro salas de atendimento, uma sala de reunião e copa, e atende 160 adolescentes na faixa etária entre 13 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.

 

“Os profissionais me aconselharam e ensinaram. Então, decidi que precisava mudar de vida, fiz o exame, tirei carteira de motorista, e hoje trabalho em uma empresa da cidade”, destacou F. M, 20 anos, ao lembrar a importância do atendimento da Uama de Sobradinho.

 

“Temos novos espaços, com salas de atendimento individual e novos equipamentos. Estamos investindo nos conselhos tutelares e nas unidades de meio aberto para melhorar o atendimento à comunidade e aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.”, informou Rejane.

 

ATUAÇÃO – O DF conta com 14 Unidades de Atendimento em Meio Aberto (Uamas), e entre suas ações estão orientação e acompanhamento ao socioeducando, encaminhamento dele e de sua família para programas oficiais ou comunitários de assistência social, seleção para estágios em órgãos do GDF, visitas domiciliares e realização de palestras sobre temas como prevenção ao uso de drogas e inserção no mercado de trabalho.

 

O Distrito Federal tem 33 Conselhos Tutelares, em que atuam 165 conselheiros em 26 regiões administrativas. O Conselho Tutelar é um órgão de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes que atua como organismo presente na comunidade para interferir em qualquer situação em que eles forem violados.

 

SERVIÇO

Uama:

Horário de atendimento: das 7h às 19h

Telefones: 3387-1990 / 3591-0943

 

Conselho Tutelar:

Horário de atendimento: das 8h às 19h

Telefones: 3387-5707 / 4249

Endereço: Quadra 4, CL 12, Loja 6/7, Sobradinho

 

(K.I./M.D.*)