07/11/2013 às 14:06

Coleta seletiva de lixo chega ao assentamento Betinho

Comunidade é a primeira área rural no DF a contar com o serviço

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRAZLÂNDIA (7/11/13) – O núcleo rural Assentamento Bentinho, em Brazlândia, agora conta com coleta seletiva de lixo seco, o que beneficia cerca de 200 famílias que vivem na região.

 

A novidade, que entrou em vigor há poucos dias, contou com campanha educativa em todas as casas da comunidade, um trabalho que foi realizado com um grupo de jovens assentados. Os garotos explicaram a importância da separação do lixo e as vantagens econômicas, sociais e ambientais que esse gesto pode trazer para a sociedade.

 

O lixo orgânico produzido pelos moradores locais é geralmente reutilizado para alimentação animal. Já o lixo seco será destinado à Associação dos Catadores e Recicladores dos Resíduos Sólidos de Brazlândia (Acobraz). Ao todo, são 21 pontos de coleta distribuídos pelo assentamento.

 

A iniciativa da coleta seletiva de lixo é fruto de uma parceria entre a Emater-DF, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Administração Regional de Brazlândia, Associação dos Produtores Rurais Novo Horizonte (Aspronte) e as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Educação.

 

(M.D.*)