07/11/2013 às 18:51

Criminalidade cai 80% no Paranoá e Itapoã

Resultado foi divulgado aos moradores durante reunião com órgãos da Segurança Pública que atendem as duas cidades

Por Da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (7/11/13) – A criminalidade nas cidades do Paranoá e Itapoã caiu 80%, entre julho e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período em 2012, conforme anúncio realizado esta semana aos moradores durante a reunião da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) Leste.

 

“Viemos até o Paranoá para trazer uma resposta à população, que nos cobrou há cerca de dois meses. Passado esse tempo, toda a cúpula da segurança veio apresentar os resultados de um esforço muito grande para reduzir a criminalidade na região”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

Nesse período, a apreensão de armas cresceu 29% – de 14 registros, passou para 18 nos últimos quatro meses -, enquanto as ações de apreensão de drogas subiram de 15 ocorrências, em 2012, para 21 em 2013, um aumento de 40%.

 

Além disso, os veículos roubados e localizados saltaram de 25 casos para 38 entre julho e outubro, o que representou um acréscimo de 52%.

 

Atualmente, o saldo dos chamados crimes contra a vida também tem registro positivo nos últimos dez meses: os principais autores de homicídios e mandantes de crimes dessas regiões foram presos, o que totalizou mais de 700 criminosos.

 

RESULTADOS – Sandro Avelar enfatizou que as estatísticas demonstram os bons resultados da integração das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran, além do envolvimento dessas forças com a sociedade civil.

 

Vários representantes comunitários estiveram presentes na reunião e apresentaram problemas, mas também soluções, como Girlene Reis, da Rádio Paranoá, que relatou pequenos furtos e roubos entre adolescentes nas escolas, mas que muitas vezes não registrada a ocorrência policial.

 

O delegado Watson Warmling reforçou a importância dessas informações, pois crimes de maior potencial foram desbaratados no Paranoá e Itapoã com a ajuda da população, pelo Disque Denúncia, no telefone 187.

 

Também participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, além dos administradores regionais das duas cidades.

 

(L.C/J.S*)