09/11/2013 às 15:20

Centros de Emergência atendem nove mil pacientes em 20 meses

Entre fevereiro de 2012 e outubro deste ano, Salas Vermelhas conseguiram evitar lotação nos prontos-socorros

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (9/11/13) – Os hospitais públicos do DF com centro de emergência – chamado de Sala Vermelha – atenderam nove mil pacientes em estado grave entre fevereiro de 2012 e outubro deste ano, o que evitou a lotação nos prontos-socorros, segundo o levantamento divulgado hoje pela Secretaria de Saúde.

 

“O corpo de servidores é próprio do setor, treinado especificamente para as salas. Antes, não existia essa equipe. Isso ajudou a reduzir o tempo de atendimento e melhorar a assistência”, informou Daniele Moreira, enfermeira-assistente do Núcleo de Enfermagem do Samu-DF.

 

As salas trouxeram para o DF, a partir de 2011, um atendimento mais rápido a pacientes em estado grave, que são encaminhados de diversas demandas, principalmente pelo Samu e Corpo de Bombeiros, e selecionados por meio do sistema de classificação de risco.

 

O sistema também prevê que os pacientes do pronto-socorro (atendimento de porta) passem por acolhimento, sejam triados e encaminhados às Salas Vermelhas.

 

Uma das características que ajudam nesse processo é a regulação dos leitos pelo Samu-DF a fim de evitar que a ambulância vá às unidades que já estão ocupadas. No total, são 33 leitos disponíveis no Distrito Federal para esse tipo de demanda.

 

Nas unidades com Salas Vermelhas, são realizados procedimentos especiais, como ressuscitação cardiopulmonar, intervenção em caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ventilação mecânica e monitorização cardíaca.

 

Os pacientes chegam pelas unidades móveis do Corpo de Bombeiros e Samu-DF, vindos de outros Estados, trazidos por helicópteros ou outras unidades móveis.

 

(L.C/J.S*)