Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/11/2013 às 15:43
O espaço recebeu R$ 2,7 milhões de investimento para reformas no anfiteatro e capela, além da construção de uma nova sede administrativa
LAGO SUL (9/11/13) – As obras de revitalização do Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul, foram entregues hoje à população, com anfiteatro e capela reformados, estacionamento ampliado, além da construção de uma nova sede administrativa, um salão de atividades socioambientais, banheiros e quiosque, o que totalizou R$ 2,7 milhões investidos.
“Essa é uma declaração clara da vontade do governo de manter a qualidade de vida da população, ao entregar mais um parque, fruto de compensação ambiental, que também tem uma importância histórica para a cidade”, destacou o governador em exercício, Tadeu Filippelli, durante a entrega do parque.
As melhorias no espaço, que possui uma área de 131 hectares, foram possíveis devido aos recursos da compensação das obras de expansão do Aeroporto Internacional de Brasília, prevista pelo programa do GDF “Brasília, Cidade Parque”.
“Com a entrega desse 11º parque revitalizado, podemos dizer que o grande legado para Brasília será a qualidade de vida proporcionada por eles, que não vão deixar de receber recursos graças as compensações ambientais”, garantiu o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão.
Com os investimentos, também foi possível que o espaço recebesse dois veículos elétricos, que facilitarão o transporte dos frequentadores pelo declive do estacionamento, gratuitamente, até a orla do Lago, principalmente para os que têm mobilidade reduzida.
O evento teve a presença da comunidade, principalmente crianças, que puderam desfrutar de brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce em um dia de temperatura agradável.
DOM BOSCO – O parque abriga a Ermida Dom Bosco – monumento em homenagem ao padre João Belchior Bosco, que teria sonhado com o surgimento da capital –, além da capelinha. Na parte inferior há um anfiteatro a céu aberto, com capacidade para 10 mil pessoas.
O espaço verde tem uma fauna e flora típica do cerrado, às margens do Lago Paranoá, e oferece uma trilha de 2km. Do local, há uma vista panorâmica da área central de Brasília e do Palácio da Alvorada.
BALANÇO – O programa “Brasília, Cidade Parque” foi criado em junho de 2011 com o objetivo de fazer com que as construtoras executem os termos de compromisso que regulamentam a compensação ambiental.
Com isso, elas estão obrigadas a investir no meio ambiente para restituir os impactos causados por suas obras. O objetivo é revitalizar e legalizar os 72 parques do DF, 30 deles até meados do próximo ano.
Até agora, outros dez parques foram contemplados pela ação, entre eles: Parque do Areal, Parque da Asa Sul, Jequitibás (Sobradinho), Ezechias Heringer (Guará), Parque Águas Claras, Bosque do Sudoeste, Olhos D´Água, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Jardim Botânico e agora o Parque Dom Bosco.
Além disso, estão em obras as áreas ecológicas localizadas no Riacho Fundo, Estrutural, Sucupira (Planaltina) e Cortado (Taguatinga), e outros 30 que estão em fase de projeto, planejamento e orçamento.
(L.C./M.D.*)