Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/11/2013 às 12:49
Data marca importância dos cuidados necessários com a audição
BRASÍLIA (10/11/13) – O Dia Mundial de Prevenção à Surdez é comemorado hoje (10), e marca a importância dos cuidados necessários que devem ser tomados pelas pessoas com a audição.
“Hoje a Secretaria de Saúde conta com atendimento de ponta para ‘remediar’, ou seja, cuidar do problema já existente. Mas, como no famoso ditado, é ainda mais importante prevenir”, afirmou a otorrinolaringologista Regina Ribeiro.
Segundo especialistas, fatores que causam a surdez, como a Perda de Audição Produzida por Ruído (PAPR), poderiam ser evitados se houvesse mais cuidados com os ouvidos.
A forma mais precoce de se detectar problemas de surdez é ainda no recém-nascido, e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o chamado Teste da Orelhinha.
“Nesse teste nós temos a visão geral de como tratar o problema para que, se possível, esse futuro adulto ouça melhor”, explicou Regina.
A Secretaria de Saúde oferece o tratamento preventivo para quem tem os primeiros sintomas da surdez. Caso a pessoa sinta que exista algum problema na audição, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Os passos para o tratamento são:
1. Procurar o Centro de Saúde mais próximo, onde o clínico geral irá encaminhar o pedido para um dos hospitais regionais;
2. Na regional é realizado o exame físico para detectar fatores como: má formação, perfurações no sistema auditivo, etc;
3. É solicitado o exame de audiometria completa para os profissionais de fonoaudiologia;
4. O médico analisa os resultados do exame para chegar ao diagnóstico.
(L.C./M.D.)