15/11/2013 às 13:29

Aumenta o número de cirurgias gerais na rede pública

Unidades realizam 2,5 mil procedimentos por mês

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Renata Sousa SES/DF

BRASÍLIA (16/11/13) – A Secretaria de Saúde registra aumento médio de 500 cirurgias gerais por mês, desde agosto, nos 12 hospitais que realizam esses procedimentos na capital do País. 

A ampliação foi possível após a contratação de 101 cirurgiões temporários, o que aumentou para 379 o número desses profissionais na rede pública.
 

Além disso, foram reativadas 23 salas e aquisição de novos equipamentos para as 107 salas cirúrgicas e obstétricas da rede pública.
 

Segundo o coordenador de Cirurgia Geral da pasta, Baelon Pereira Alves, com essas medidas, a Secretaria de Saúde conseguiu sair de uma média de 2 mil cirurgias para 2,5 mil realizadas por mês.
 

De acordo com ele, está em processo a compra de 20 aparelhos de videolaparoscopia, utilizado, por exemplo, para a retirada de lesões ovarianas e miomas. A técnica reduz muito o período de internação, pois o corte é menor do que o feito em tratamentos tradicionais.
 

“Até janeiro, esperamos equipar todos os nossos hospitais com esses aparelhos”, explicou Alves, ao contabilizar que, em outubro, 11 hospitais da rede pública de Saúde receberam 58 mesas cirúrgicas eletrônicas.
 

Os equipamentos podem ser manuseados com facilidade e vão oferecer conforto e mais segurança a pacientes e cirurgiões em todos os tipos de procedimentos cirúrgicos.
 

(A.S/J.S)