16/11/2013 às 11:23, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Mais de 70% das obras da primeira etapa do “Asfalto Novo” são concluídas

Novacap redobra atenção nos locais das obras com a chegada das chuvas

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília

BRASÍLIA (11/11/13) – Mais de 70% da malha viária da área central de Brasília, prevista para ser recuperada na primeira fase do programa “Asfalto Novo”, foram entregues à população. A previsão é que as obras nessa região, com um total de 720 Km, sejam concluídas até dezembro desse ano, com investimento de R$ 154 milhões.

 

A segunda fase, iniciada em outubro, visa recuperar as principais avenidas das Regiões Administrativas e a previsão é que as pistas estejam em pleno funcionamento no final do próximo ano. A última etapa, que dará atenção especial às vias secundárias das RAs, deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do DF.

 

Com a chegada das chuvas, a Novacap tem redobrado os cuidados nos locais em obras. “É rotina durante a execução dos serviços o fechamento dos bueiros para evitar a entrada de dejetos, ação reforçada nesse período. A sinalização e desvios do trânsito são feitas pelas empresas contratadas, com cones e cavaletes e, somente nos locais de maior tráfego é que a Novacap solicita o apoio do Detran para a ajudar na sinalização viária”, afirmou o presidente do órgão, Nilson Martorelli.

 

O tempo de “cura” do asfalto é de aproximadamente 15 dias e, após este prazo, a Novacap encaminha ao Detran-DF o pedido de sinalização horizontal, parte do processo que está sendo prejudicado pelo período chuvoso. De acordo com o órgão responsável pelo trânsito, a tinta utilizada na demarcação precisa de pelo menos três dias sem chuvas para se fixar ao solo, por isso decidiu colocar cones para substituir temporariamente a pintura do asfalto.

 

PAVIMENTAÇÃO – O procedimento realizado no programa é totalmente diferente de uma operação tapa-buracos, que é apenas corretiva e que consiste no fechamento simples de um buraco, sem a devida correção de toda a estrutura do asfalto. Já o recapeamento previsto no projeto é preventivo, onde é retirado todo o pavimento e é reconstruído um novo.

 

Todo o processo se inicia com a identificação dos defeitos nas quatro camadas, que são o asfalto, a base, a sub-base e o solo. A partir daí, é feita a fresagem de todo o trecho, que consiste na retirada da capa de asfalto. Logo depois é feita a pintura de ligação para unir o novo asfalto à base e, por fim, ocorre a recomposição asfáltica e a pintura da sinalização horizontal.

 

Após a secagem do novo pavimento, é feito o nivelamento das bocas de lobo e dos bueiros ao longo da pista, iniciativa prevista nos contratos das empresas responsáveis pelo “Asfalto Novo”. De acordo com a Novacap, os meios-fios serão nivelados com as vias após a conclusão do programa.

 

PROGRAMA – O GDF deve investir R$ 740 milhões nessa ação, que atingirá mais de 50% da malha vária do DF, quase seis mil quilômetros de extensão. “Nos últimos dois anos, a Novacap realizou uma pesquisa de campo, composta por mais de 81 mil inventários sobre a situação das vias urbanas. No levantamento foram identificadas as áreas que precisavam de atenção”, explicou o presidente do órgão, Nilson Martorelli.

 

PROGRAMAÇÃO ASFALTO NOVO DE 11 A 14 DE NOVEMBRO


REGIÕES ADMINISTRATIVAS

– Ceilândia: Avenida M1 no sentido Hélio Prates para a Av Elmo Serejo;

– Planaltina: Avenida Independência sentido centro para a BR 020;

– Sobradinho II: DF 420

– Samambaia: Segunda Avenida Norte

– Gama: Via de Contorno do Parque ao lado da Feira Permanente do Gama;

– Brazlândia: via central

 

BRASÍLIA

Noturno

– Via S1 e N1 do Eixo Monumental a partir da 20h;

– L2 Sul

– W1 Sul desde a quadra 104/304 sul até a 102/302 no balão da Avenida das Farmácias;

– Via de ligação W1 sul com L1 Sul nas quadras CLS 113/114 e 213/2214, 115/116 e 215/216

Diurno

– Acesso à Ponte Costa e Silva

– Setor de Embaixadas Sul sentido embaixada da Espanha

– Comércio Local Norte na quadra 402 norte

– Alças e tesourinhas da 211/212 norte

– Vias de acesso aos Ministérios lado norte

– Via de ligação entre a L2 norte com a L4 norte após a quadra 416 norte

– Via de ligação do Setor Policial a L4 Sul, trecho após o trevo de triagem no sentido da L4 sul.

– Via de acesso ao CBMDF no Setor Policial

 

(K.I./M.D.)