17/11/2013 às 12:25

São Sebastião tem Programa Antitabagismo

Ações para combate ao uso do cigarro são desenvolvidas pela Coordenação Geral de Saúde de São Sebastião

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura/ Arquivo

BRASÍLIA (15/11/13) – Fumantes que pretendem abandonar o cigarro podem buscar auxílio no “Programa Antitabagismo”, da Secretaria de Saúde (SES). A iniciativa, que ajudou três mil pessoas a abandonarem o vício em 2012, é desenvolvida pela Coordenação Geral de Saúde de São Sebastião (CGSS).
 

Nos encontros, marcados para ocorrer sempre às quartas-feiras, a partir das 14h, são atendidos grupos de aproximadamente 20 pessoas, no auditório do centro de saúde.
 

No local, são realizada palestras de apoio, consultas médicas, odontológicas e psicológicas, além da distribuição de medicamentos fornecidos pelo programa Antitabagismo do Ministério da Saúde/INCA/SES/DF.
 

O ciclo de palestras de cada grupo é de cinco semanas, com sessões de manutenção quinzenais e mensais, com capacidade de atendimento de até 20 pessoas por grupo. Todos os pacientes são acompanhados durante um ano.
 

O tratamento antitabagismo é realizado por equipes multidisciplinares compostas por médicos, odontólogos, psicólogos, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.
 

Para receber o atendimento, interessados devem procurar a enfermeira responsável ou comparecer na próxima reunião, marcada 20 de novembro.

(A.S/T.V)