19/11/2013 às 13:13

Guará oferece capacitação em Hepatites Virais para profissionais de saúde

Serviço será oferecido até amanhã (20) pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura-07/03/2013

GUARÁ (19/11/13) – O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde do Guará realiza até amanhã (20) a capacitação dos seus servidores sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos das hepatites A, B e C. Os participantes receberão informações sobre boletins, fluxos, rotinas e notificações da doença.
 

“Além de diagnosticar a doença, é necessária a investigação para posteriormente serem implantadas as estratégias de prevenção e controle. Então, é essencial o profissional se perguntar por que a área dele está com uma incidência alta. Por isso, ele precisa se capacitar para ir além do exame e diagnóstico”, informou Sônia Geraldes, facilitadora no Módulo de Capacitação.
 

As Hepatites Virais são doenças de notificação compulsória no Brasil, por isso é utilizado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) como principal fonte de dados.
 

A partir desse sistema, a análise epidemiológica oferece orientação técnica permanente para os profissionais de saúde envolvidos na decisão e execução de ações para prevenção e controle desses agravos.
 

A capacitação vem suprir a necessidade de identificação, assertividade nos processos de captação do sangue do paciente e as medidas de controle.
 

As hepatites B e C são as que mais preocupam os profissionais de saúde porque podem evoluir e se tornarem crônicas, que causam a cirrose e até o câncer.
 

“O profissional precisa estar bem preparado para realizar o diagnóstico precoce, que é fundamental para as hepatites B e C, antes que o paciente evolua para uma cirrose ou câncer no fígado”, afirmou Sônia.
 

Atualmente, existem vacinas apenas para a prevenção das hepatites A e B, o que reforça a necessidade de um controle adequado da cadeia de transmissão no domicílio e na comunidade, bem como entre grupos vulneráveis.
 

(L.C/T.V*)