Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
19/11/2013 às 16:23
Exposição faz retrospectiva de 30 anos de momentos e personagens históricos
BRASÍLIA (19/11/13) – O Museu Nacional da República recebe, na sua área externa, a partir desta terça (19), a exposição “Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos”, que ficará aberta para visitação até 19 de dezembro.
A mostra comemora os 30 anos do Apoio Norueguês aos Povos Indígenas no Brasil e os 25 anos da Constituição brasileira. A entrada é franca.
“A Secretaria de Cultura, por meio do ‘Programa Extramuros’ do Museu Nacional, realiza esse evento em parceria com a embaixada da Noruega e reafirma a vocação de nossas instituições culturais ao abrigar manifestações que apoiem a diversidade e as causas dos povos indígenas no Brasil e no exterior”, ressaltou o diretor do Museu Nacional, Wagner Barja.
A exposição traz momentos e personagens históricos, retratados em um período de 33 anos no qual os povos indígenas saíram da invisibilidade para entrar de vez no imaginário e na agenda do Brasil contemporâneo. O marco desse processo foi o capítulo dos direitos indígenas na Constituição.
O acervo da mostra é composto por 44 fotos, apresentadas em ordem cronológica, clicadas por 33 fotógrafos, com mapas e textos de apoio, em português e inglês.
Fotos – Entre outros temas, as imagens retratam a batalha pelo reconhecimento das terras indígenas, a resistência às invasões de garimpeiros e madeireiros, o apoio de músicos como Sting e Milton Nascimento, a apropriação das tecnologias do homem branco, as ameaças aos últimos povos “isolados” e as mobilizações recentes pela garantia de seus direitos.
A mostra também conta com 18 totens, com fotos de ambos os lados. A iluminação noturna das peças será feita por coletores solares, no topo dos totens.
Abertura oficial – Nesta terça (19), às 19h30, na Praça Externa do Museu Nacional, haverá um show gratuito de abertura da exposição com a cantora Elle Márjá Eira, do povo indígena Sami, do norte da Noruega.
O evento terá a participação do secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, do secretário de Estado para Assuntos Indígenas da Noruega, Anders Bals, e da presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Agusta Assirati.
Serviço
Exposição: “Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos”
Visitação: Até 19 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca.
Local: Praça Externa do Museu Nacional, Conjunto Cultural da República
(M.D*)