Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/11/2013 às 10:13, atualizado em 12/05/2016 às 18:03
Tecnologia permite a construção de edificações arredondadas e onduladas
BRASÍLIA (23/11/13) – Brasília foi escolhida para sediar a primeira fábrica do sistema de lajes BubbleDeck do Brasil. A tecnologia, que é capaz de garantir a criação de até mil m² de lajes por dia, foi desenvolvida na Dinamarca e chega ao país pela representante brasiliense da BubbleDeck Internacional.
O projeto inicial prevê a criação de 60 empregos diretos e 190 indiretos. A expectativa é que as obras da fábrica sejam iniciadas no primeiro semestre de 2014. A região do DF que abrigará a estrutura ainda está em estudo.
Além da produção de lajes, será implantado, no DF, um centro de estudos e pesquisas com foco na formação de mão de obra especializada e expansão das atividades da companhia nos demais estados brasileiros.
A laje do modelo BubbleDeck é construída por esferas plásticas que, em conjunto com uma armação de metal, formam uma estrutura capaz de substituir o concreto em alguns espaços. Com isso, o material utilizado na construção de edifícios, garagens e casas torna-se menos pesado e mais rápido de ser instalado.
O novo produto ainda oferece benefícios como: a liberdade arquitetônica, com o uso de formas arredondadas e onduladas; redução do peso da estrutura, que é 35% inferior em relação às construções tradicionais; a eliminação de vigas e paredes de apoio; e a redução do tempo de construção.
EMPREGOS – Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hermano Carvalho, a representatividade do setor da Construção Civil para a economia local é um dos responsáveis pela atração desse segmento industrial para Brasília.
“Em 2012, foram construídos cerca de 9 milhões de m² em todo o DF, e com a expansão dessa nova tecnologia esse número pode aumentar ainda mais, o que representa mais emprego e renda para a nossa cidade”, declarou Carvalho.
Já o presidente da joint venture da BubbleDeck Internacional no Brasil, Wlicio Chaveiro Nascimento, afirmou que os principais motivos para a escolha de Brasília como sede da unidade foram a localização geográfica e o mercado.
“Temos uma grande carteira de contatos que sinalizaram quem serão nossos clientes. O mercado da Construção Civil do DF está em plena expansão, o que gera pressa na nossa equipe para tirarmos esse projeto do papel com mais brevidade possível”, finalizou Wlicio.
O embaixador da Dinamarca no Brasil, Svend Roed Nielsen, espera que o mercado nacional acredite no potencial da BubbleDeck como fornecedora de soluções capazes de diminuir o tempo das obras e otimizar o trabalho dos operários nos canteiros. “Segundo levantamento da fabricante, em todo o mundo já foram construídos 200 milhões de m² usando o método dinamarquês. Chegamos ao Brasil, aqui buscamos nossas oportunidades e a confiança do mercado”, afirmou.
A primeira e única obra que usa a tecnologia em Brasília já está de pé. Todas as lajes do novo Centro Administrativo do DF foram construídas com o modelo BubbleDeck. Para isso, o consórcio responsável pela obra montou uma fábrica no próprio canteiro para a produção das estruturas.
(V.F/T.V*)