Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/11/2013 às 09:08
Ação contará com apresentação de teatro e carreata pelas ruas da cidade
TAGUATINGA (23/11/2013) – Uma grande mobilização será realizada no sábado (23), em atenção ao “Dia Nacional de Combate à Dengue”. A Secretária de Saúde do DF (SES/DF) promoverá diversas ações de conscientização e orientação, além de uma carreata, que sairá às 8h da Praça do Relógio, em Taguatinga.
A carreata percorrerá a Av. Comercial, sentido a Av. Hélio Prates, passará por Ceilândia Centro e Sul e retornará pela via Estádio, até o centro de Taguatinga.
Segundo a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha, a realização das atividades será na Praça do Relógio e haverá “apresentações de teatro, distribuição de material educativo, além da entrega de um manual de combate à dengue para a população”, afirmou.
A subsecretária ressaltou a importância da população no combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) diariamente, pois 85% dos focos de dengue encontrados pelos agentes estão dentro das residências.
O último boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela SES/DF no dia 18 de novembro, mostra que os casos confirmados da doença vêm sofrendo queda considerável desde abril. No mês de agosto, por exemplo, foram 202 casos confirmados, em setembro o número caiu para 116 e no mês passado houve uma redução para 57 casos. Durante este ano, foram 11.459 casos confirmados de dengue no DF e 3.949 casos de moradores de outros estados que foram atendidos na capital federal.
“Ao longo do ano, foram realizadas dezenas de mutirões em todas as localidades do DF. Também foram inspecionados 816,1 mil imóveis com o objetivo de identificar e eliminar focos do Aedes aegypti”, afirmou a diretora de Vigilância Ambiental da SES, Kênia Cristina de Oliveira.
PREVENÇÃO- Para reduzir os índices da doença a SES/DF lançou, em setembro, o “Plano de Prevenção à Dengue 2013/2014”, cujo objetivo é mobilizar toda a população do Distrito Federal no combate à enfermidade. Os trabalhos são desenvolvidos em três eixos -informação; prevenção e manejo; e assistência- e envolve diversos setores do governo local.
Um dos pontos de destaque do plano é a distribuição de kits educativos a 100 mil alunos do Ensino Fundamental, que estudam em escolas situadas em regiões com maior incidência de dengue. Com o material –composto por cartilha educativa, folder, adesivo, passatempo, ímã de geladeira com foto quebra-cabeça e certificado-, esses agentes mirins poderão fazer um trabalho preventivo junto à sua comunidade.
CAMPANHA – No início deste mês, a SES/DF assinou um Termo de Cooperação com a empresa de telecomunicações Vivo para o envio de 200 mil mensagens de alerta sobre a prevenção da dengue. Os clientes da operadora receberão a mensagem “Vamos combater a dengue. Seja um aliado da vida. Dedique 10 minutos da sua semana para eliminar água parada. Vivo e Secretaria de Saúde do DF”.
(V.F/T.V*)