27/11/2013 às 16:29

Encontro em Brasília marca criação da Rede Brasileira de Gestores de Incentivo e Fomento à Cultura

Carta Brasília, assinada nesta terça, marca compromisso entre seis unidades da Federação

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura


. Foto: Raisa Lopes

 BRASÍLIA (27/11/13) – A Secretaria de Cultura do DF recebeu os gestores de políticas públicas de fomento e cultura de seis unidades da Federação (RJ, BA, PE, RS, DF e GO) no 1º Encontro Nacional de Gestores de Incentivo e Fomento à Cultura, realizado na Biblioteca Nacional de Brasília. O evento marcou a criação da Rede Brasileira de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura.

 

A Rede serve como um ambiente de diálogo e troca de saberes, ao estabelecer uma agenda comum de debates. Os participantes firmaram ainda o compromisso de contribuir para a divulgação da experiência, elaboração de dados e indicadores dos mecanismos de incentivo e fomento à cultura, suas propostas e resultado.

 

“A área do fomento, de criar editais e de instrumentos de financiamento da cultura é um desafio que se reinventa a cada momento. A troca de cada Estado permite um espaço de compartilhamento dessas experiências, das soluções, dos seus problemas e desafios”, afirmou o subsecretário de Fomento da Secretaria de Cultura, Leonardo Hernandes.

 

Os pilares discutidos no encontro, que aconteceu na última terça-feira (26), foram os de embasamento do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e da Lei de Incentivo à Cultura do DF: descentralização da execução de projetos, democratização ao acesso ao recurso e garantia da diversidade cultural.

 

Além disso, um texto foi criado a partir do encontro Carta Brasília, que estabelece a formação da Rede Brasileira de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura.

 

O documento preza, entre outras coisas, pela democratização do acesso aos recursos disponibilizados por meio das Leis de Incentivo, amplia o modelo de gestão participativa e simplifica o acesso e a execução das políticas de fomento e incentivo.

 

(M.D.*)