Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/11/2013 às 10:42
A obra tem como propósito ser referência bibliográfica para profissionais de saúde
TAGUATINGA (27/11/13) – O Hospital Regional de Taguatinga (HRT), por intermédio da Unidade de Endocrinologia, lançará o livro Neuropatias e Pé Diabético, nesta quarta-feira (27), às 11h30, no auditório da unidade. O propósito da obra é ser referência bibliográfica para os profissionais de saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos.
“Estamos muito felizes por termos sido contemplados com o lançamento de uma obra tão importante para a endocrinologia brasileira e internacional. Sabemos que essa obra irá fomentar os estudos de casos no campo científico”, afirmou o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.
A obra foi editada pelos endocrinologistas Hermelinda Pedrosa, Lucio Vilar (Pernambuco) e Andrew Boulton (Reino Unido), e conta com outros autores locais, nacionais e internacionais.
“Este livro é fruto de um trabalho desenvolvido na Neuropatia e Pé Diabético, do projeto “Salvando o Pé Diabético”, iniciado no hospital. Além disso, vários autores de capítulos fazem parte da Unidade de Endocrinologia e do Centro de Pé Diabético desta Regional de Saúde”, destacou a coordenadora do Departamento de Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Diabetes, Hermelinda Pedrosa.
“É fantástico um livro como esse. Sou diabético há 29 anos e há oito faço tratamento de pé diabético. Venho para o HRT uma vez por semana para consulta e procedimentos. Para mim, o atendimento dos profissionais desta unidade é excelente”, elogiou o paciente IIídio de Araújo Neto, 64 anos.
NEUROPATIAS – As neuropatias diabéticas (lesão dos nervos ocasionada pela glicemia elevada) representam as formas mais comuns de complicações entre os pacientes com diabetes mellitus, uma vez que comprometem diferentes partes do sistema nervoso. A maioria dos casos evolui sem sintomas, o que favorece traumas despercebidos, principalmente nos pés.
A doença compromete em torno de 50% dos pacientes diabéticos e acarreta dor crônica, amputações e internações hospitalares.
(L.C/T.V*)