28/11/2013 às 12:23

Atletas de aeróbica abrem treinos da Ginástica para a Gymnasiade 2013

Jovens se preparam na estrutura do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Da Secretaria de Esporte


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (28/11/13) – Os atletas da modalidade de ginástica aeróbica que disputarão a Gymnasiade 2013 – Jogos Mundiais Escolares- ocuparam, nesta quarta-feira, as salas de treinamento do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
 

A equipe brasileira – comandada pelas técnicas Claudia Borelli e Kátia Lemos -foi a primeira a iniciar os treinos, que envolvem movimentos coreografados, força e muita habilidade. “Acredito que este seja o mais importante campeonato para a faixa etária de 15 a 17 anos. Temos a oportunidade de competir com atletas de todo o mundo, em uma mega estrutura”, disse Lemos.
 

Esta é a primeira vez que a Gymnasiade terá a modalidade como esporte oficial dos jogos, e os atletas do Brasil vão encarar as disputas individual, naipes masculino e feminino, dupla mista, trio feminino e o grupo masculino, formado por cinco atletas.
 

Os ginastas Arthur Machado, Vinícius Oliveira Delgado, Vicenthe Oliveira Delgado, João Oliveira e Mário Nunes Júnior compõem o grupo do Brasil. Eles já foram anteriormente convocados para o Campeonato Brasileiro de Aeróbica 2013, em Porto Alegre.
 

A dupla formada pelos atletas mineiros Paulo Cesar dos Santos e Caroline Santiago dos Santos também é destaque, eles são bicampeões pan-americanos. Paulo é tricampeão brasileiro individual e Caroline, além do ‘tri’ brasileiro no individual, foi oitava colocada no Mundial de Aeróbica.
 

Na modalidade trio, a equipe brasileira está representada pelas meninas de São Paulo Gabriela Jimenez Câmara, Priscila Gennari e Úrsula da Silva Macieira.
 

O Brasil encara a Gymnasiade 2013 como favorito por ser um dos países precursores na modalidade e ter nomes de peso na comissão técnica da equipe. A técnica Claudia Borelli, por exemplo, foi a primeira ginasta brasileira a consagrar-se vice-campeã mundial.
 

HISTÓRIA DE SUCESSO – O ex-atleta brasileiro Joaquim Cruz iniciou sua trajetória de sucesso na modalidade de atletismo na Gymnasiade em 1978, em Izmir, na Turquia, quando ocupou a quarta colocação nos 800 metros. Após quatro anos, ele recebeu medalha de ouro na disputa da 4ª edição da Gymnasiade, em Turim, na Itália.
 

Atulmente, o medalhista olímpico mora nos Estados Unidos, onde é responsável pelo Comitê Paralímpico Norte-Americano. No Brasil, ele mantém o Instituto Joaquim Cruz, que visa ao desenvolvimento e à formação de autorrendimento cidadã e profissional do atleta.
 

“É importante que haja no calendário do desporto estudantil brasileiro uma organização cada vez maior, com eventos anuais e competições, que possibilite aos atletas, professores e técnicos uma preparação mais adequada, para que possamos planejar a evolução desses jovens que sonham em brilhar no esporte”, enfatizou o empresário e diretor-executivo do Instituto Joaquim Cruz, Ricardo Vidal de Oliveira.
 

(A.S/T.V*)