28/11/2013 às 14:46

GDF apresenta programa “Cama e Café” ao Ministério do Turismo

Meta estipulada pela cartilha do programa é de 300 residências cadastradas até 2014

Por Da Secretaria de Turismo


. Foto: Bruno Pinheiro / Arquivo

 BRASÍLIA (28/11/13) – A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) apresentará nesta quinta-feira (28), a partir das 14h30, ao Ministério do Turismo, o “Programa de Aospedagem Alternativa Cama e Café”. No âmbito da capital federal, a iniciativa inédita conta com 277 residências pré-cadastradas até o momento, a meta estipulada pela cartilha do programa é de 300 residências cadastradas até 2014.

 

“Esse diálogo com o Ministério do Turismo e demais secretarias de Turismo das cidades-sede da Copa do Mundo é importante para o planejamento das ações operacionais para o mundial de futebol do qual Brasília também é cidade-sede. O objetivo do ‘Cama e Café’ no Distrito Federal é ofertar 2,7 mil leitos até a Copa”, afirmou a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariadne Bittencourt, que irá participar da reunião representando a Setur-DF.

 

Nesse encontro, o Ministério do Turismo quer reunir representante das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, compartilhar as boas práticas em hospedagem alternativa e oferecer subsídios para as secretarias de Turismo de estados e municípios, com intuito de elaborar um plano operacional para o mundial de futebol.

 

Cama e Café – No DF, o programa – do qual só podem participar pessoas que tenham imóvel próprio – é dividido em duas etapas e contempla 12 regiões administrativas. A primeira fase foi alcançada em menos de 24h após o lançamento do projeto, em maio deste ano. Essa contemplava a Asa Norte, Asa Sul e Vila Planalto, a expectativa era de 75 residências, mas em poucas horas foram mais de 100 pessoas interessados.

 

Na segunda etapa, a Setur-DF recebe fichas de inscrição de moradores de Candangolândia, Cruzeiro, Guará, Lago Sul, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Sudoeste- Octogonal, Taguatinga, Brazlândia, Gama, Planaltina e Sobradinho.

 

Em algumas dessas RA´s a meta foi atingida, entretanto as pré-inscrições ainda podem ser feitas, pois não houve a habilitação de todas as residências. O número maior de solicitação de cadastro é o do Guará, Lago Norte e Sudoeste-Octogonal.

 

Após o pré-cadastro, as residências recebem visita da equipe técnica, formada pela Associação de Vendas e Marketing (ADVB-DF), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Eles devem validar as informações prestadas no cadastro. Em seguida, haverá a habilitação e divulgação dos aprovados.

 

A fase seguinte é a comercialização por meio do site. A plataforma está em fase de aprovação pelo Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur) e será administrada pela ADVB.

 

Participam do encontro o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz; o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas, do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes; a subsecretária de Políticas de Turismo, do Governo do Distrito Federal, Ariadne Bittencourt; Jair Galvão Freire Neto, coordenador-geral de competitividade e Inovação do MTur, e consultores da Price Waterhouse Auditores Independentes, representando o Ministério do Esporte.

 

Serviço:

Data: 28/11/2013

Horário: 14h30

Local: Auditório térreo do Ministério do Turismo

 

(M.D*)