29/11/2013 às 12:31

Adasa propõe novas diretrizes para captação de água por caminhão pipa

 Interessados em apresentar sugestões têm até o próximo dia 17 para enviar contribuição

Por Da Redação, com informações da Adasa

 BRASÍLIA (29/11/13) – A Adasa promoverá Audiência Pública para apresentar sua proposta de resolução que estabelecerá novas diretrizes para o requerimento de outorga do direito de captação de água por meio de caminhão pipa nos rios do DF. Interessados em apresentar sugestões têm até o próximo dia 17 para enviar a contribuição.

 

A proposta do órgão inclui o aumento do número de pontos onde pode ser feita a captação que, segundo a sugestão, passariam de 21 para 40, abrangendo todas as regiões administrativas. Pelo menos cinco dos atuais pontos serão desativados por necessidade técnica, estar em área privada, falta de segurança ou problemas de degradação.

 

A nova Resolução, elaborada por técnicos da área de fiscalização e outorga da Superintendência de Recursos Hídricos, tem como foco oferecer melhor atendimento às necessidades dos consumidores e garantir estruturas físicas nas áreas de captação, principalmente para evitar a degradação das margens ribeirinhas.

 

Todos os pontos serão identificados por placas indicativas, o que poderá ajudar a sociedade no processo de fiscalização das áreas não autorizadas para as captações.

 

Atualmente, estão cadastrados na Adasa 450 caminhões pipa, cada um outorgado para captar em até seis pontos.

 

Os interessados em apresentar sugestões podem enviar suas contribuições pelo endereço eletrônico ap_002_2013@adasa.df.gov.br, ou por correspondência endereçada ao Protocolo Geral da ADASA – setor Ferroviário, Parque Ferroviário de Brasília, Estação Rodoferroviária, sobreloja Ala Norte – CEP 70 631-900.

 

O evento acontecerá no dia 18 de dezembro.

 

(M.D*)