Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/12/2013 às 16:36
CER é a primeira unidade especializada em reabilitação inaugurada pelo Ministério da Saúde no DF
TAGUATINGA (1º/12/13) – O Centro Especializado em Reabilitação, nas modalidades física e intelectual (CER II), de Taguatinga, realizou 35 mil atendimentos desde a sua inauguração, em maio deste ano. Esta é a primeira unidade especializada em reabilitação inaugurada pelo Ministério da Saúde no DF.
O centro tem a finalidade de atender pacientes, de todas as faixas etárias, que precisam de tratamento de reabilitação, diagnóstico, avaliação e orientação clínicas, dentro de uma estrutura adequada a sua condição física e mental.
“Há seis meses sou atendido pela doutora Marilúcia e estou fazendo fisioterapia na perna esquerda. Um amigo me indicou o centro e o atendimento foi rápido e muito eficiente”, elogiou o paciente Donizete Costa Calisto, 27 anos, morador de Taguatinga Sul.
Para atender a população no CER II, uma área de 1,7 mil m² foi adaptada para a realização de tratamentos fisioterápicos e cognitivos. Foram instaladas salas de triagem médica e de enfermagem, sala de terapia para crianças, guichês de atendimento com maior visibilidade e vasos sanitários adaptados. Para facilitar o acesso dos pacientes às dependências do centro, foram disponibilizados os elevadores pela entrada norte e uma rampa na entrada sul.
“Eu vi na televisão que havia este centro, peguei o contato, liguei e, em pouco tempo, já estava entregando a minha documentação para iniciar o tratamento. Há três meses faço fisioterapia e acupuntura medular com o doutor Paulo e a doutora Renata, e já indiquei o CER para vários amigos”, relatou a paciente Renata Cassiano da Silva, 33 anos, também moradora da cidade.
De acordo com a gerente da UMST, Eliene Ancelmo Berg, a unidade conta com uma equipe técnica multi e interdisciplinar, referência para a rede de atenção à Saúde, que trabalha de forma articulada com outros serviços da rede pública de Saúde do DF.
Além do CER II, a UMST possui o Centro Especializado em Odontologia (CEO), que também presta atendimento às crianças com necessidades especiais. De janeiro a outubro deste ano, a unidade realizou 13.588 atendimentos.
Unidade móvel – Para viabilizar a locomoção dos pacientes que apresentam dificuldade de mobilidade e que estão em tratamento no CER II, um micro-ônibus adaptado com elevador para cadeira de rodas e barras fixas transporta pacientes diariamente.
“Além do tratamento, minha mãe é transportada de casa para a UMST. Como não temos carro, tudo ficou mais fácil. Com certeza esse transporte está fazendo a diferença em um momento que ela está fragilizada”, declarou Rosa de Guadalupe Santos, filha da paciente Maria Helena Santos, moradora de Samambaia.
A unidade móvel de acessibilidade é fruto da adesão do DF ao programa “Viver sem Limite”, do governo federal, e tem como objetivo buscar os pacientes em casa para atendimento nos diversos serviços do centro (consultas, terapias, oficinas, etc.).
(M.D*)