02/12/2013 às 10:02

GDF lança plano para pessoas com deficiência

Objetivo é garantir, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações e o exercício pleno e equitativo dos direitos dessa população

Por Da Casa Civil


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (2/12/13) – O GDF lança nesta segunda-feira (2), às 11h, no Palácio do Buriti, o “Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite DF”, na abertura das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência, que se estenderá até o dia 8 de dezembro.

 

O documento pretende garantir, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações e o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência no Distrito Federal.

 

Além do lançamento do Plano ocorrem atividades como a divulgação do Crédito Facilitado/Crédito Inclusão; exposição de material em braile; apresentação de vídeos institucionais; cadastro de pessoas com deficiência no BRH Acessível (banco para encaminhamento profissional); e exposições de Tecnologia Assistida e do Projeto Versátil, que trabalha com impressões em alto relevo.

 

Em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia mais de 573.800 pessoas com alguma deficiência no Distrito Federal.

 

EIXOS – Composto por 35 projetos, o Plano se divide em quatro eixos: Inclusão Social, Educação, Saúde e Acessibilidade. Na execução das ações participam 23 entidades e órgãos representantes e parceiros.

 

Na Educação, o programa “Caminho da Escola” entregou 32 ônibus escolares acessíveis, enquanto no programa “Escola Acessível” estão em andamento reformas que visam à acessibilidade em mais de 200 escolas públicas.

 

No eixo Saúde, foi inaugurado o Centro Especializado de Habilitação e Reabilitação, na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga, que recebeu transporte acessível para acesso ao local. O programa “Oficinas Ortopédicas”, do mesmo eixo, entregou, até agosto de 2013, mais de 5 mil equipamentos de auxílio à reabilitação, como cadeiras de rodas e aparelhos auditivos.

 

Quanto ao eixo Acessibilidade, no sistema de transporte público, individual e coletivo do DF, está sendo entregue 100% da frota acessível; os equipamentos públicos são reformados e construídos com acessibilidade universal e o programa “Minha Casa, Minha Vida” constrói moradias com acessibilidade.

 

No eixo Inclusão Social foi implantado o Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Ciapede). Localizado na estação de metrô da 114 Sul, o Centro facilita o acesso dessa população aos serviços do GDF, por meio de soluções inovadoras e atendimento de excelência.

 

PRODUÇÃO – Para a elaboração do “Viver sem Limite DF”, foi instituído o Grupo de Articulação e Monitoramento da Política Pública para as Pessoas com Deficiência, coordenado pela Casa Civil do Distrito Federal e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus).

 

A população também pôde contribuir para a melhoria dos projetos apresentados por meio de consulta pública, lançada em outubro deste ano. Durante um mês, foi possível enviar sugestões por e-mail, carta ou pelo site oficial da consulta.

 

A gestão do Plano está dividida em quatro fases. A primeira esteve relacionada à adesão ao “Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite”, no início deste ano. A última delas, que vai de dezembro de 2013 a dezembro de 2014, visa à gestão e ao monitoramento do “Plano Viver sem Limite DF”.


Atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

 

 

DIA

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

 

 2/12/2013

11h

Lançamento do Plano Viver sem Limite DF

Salão Branco do Palácio do Buriti

 

3/12/2013

13h às 18h

Atividades de inclusão da pessoa com deficiência em atividades esportivas

Centro Olímpico de Samambaia

QS 119, Área Especial – Samambaia Sul

 

3/12/2013

14h às 18h

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa
com Deficiência

Apresentação de atividades artísticas

Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional

 

3/12/2013

13h às 18h

Atividades de inclusão da pessoa com deficiência em atividades esportivas.

Centro Olímpico de Samambaia

QS 119, Área Especial – Samambaia Sul

 

3/12/2013

8h ÀS 12h

Palestra “Transporte e Acessibilidade”, com distribuição de maquete educativa.

Secretaria de Justiça

SAIN – Estação Rodoferroviária – Ala Central

 

3/12/2013

14h às 18h

Seminário sobre ambientes acessíveis.

Auditório da Agefis

 

3/12/2013,

4/12/2013,

5/12/2013

8h às 12h

14h às 18h

Apresentações e campeonato com praticantes da Equoterapia.

Centro de Equoterapia da PMDF Área Especial 1 Granja Modelo – Riacho Fundo I

 

5/12/2013

9h às 15h

Mutirão do emprego, com cadastro e inscrição de pessoas com deficiência.

Coordenação de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CORDE)

114 sul – Estação do Metrô

 

5/12/2013

8h às 18h

Dia Cultural Inclusivo.

Apresentações artísticas e culturais dos estudantes com deficiência da rede pública do DF.

Auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF (EAPE)

SGAS 907, Conjunto A

 

5/12/2013

8h às 12h

Palestra “Transporte e Acessibilidade”, com distribuição de maquete educativa.

Secretaria de Justiça

SAIN – Estação Rodoferroviária – Ala Central

 

6/12/2013 a

8/12/2013

8h às 20h (6 e 7)

8h às 12h (8)

1º Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência (CISPoD)

Centro de Convenções Ulysses Guimarães

 

 

(L.C/T.V*)