03/12/2013 às 19:31

Mais 250 jovens em vulnerabilidade social serão atendidos por convênio do GDF

Assistência Social Casa Azul, entidade responsável, teve sua oferta de vagas ampliada

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

SAMAMBAIA (3/12/13) – Mais 250 adolescentes de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social serão beneficiados com a ampliação da oferta de vagas na entidade Assistência Social Casa Azul, de Samambaia. A medida foi prevista no convênio com o GDF, publicado segunda-feira (2) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
 

Com a ampliação, a entidade poderá aumentar sua meta de atendimento para 350 adolescentes, ou seja 250 a mais – 100 deles na sede da instituição, em Samambaia, e 150 vagas para atender jovens do Riacho Fundo II, em parceria com a entidade INAV, que cedeu espaço para a Casa Azul.
 

“Quando uma entidade já é conveniada com o GDF, é previsto poder ampliar em 25% o atendimento da demanda. Esse acréscimo vai durar de janeiro a março de 2014, depois fazemos novas chamadas para renovar o convênio”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Daniel Seidel.
 

A assinatura do convênio deverá ser realizada até o dia 31 de dezembro para entrar em vigência. Em relação à verba entre janeiro e março do próximo ano, constará o valor de R$ 204,9 mil para a Casa Azul na Proposta Orçamentária Anual de 2014.
 

A instituição atende crianças e adolescentes entre 4 meses e 18 anos. Para colaborar com esse trabalho, conta com nutricionistas, pedagogas, assistentes sociais, psicólogas, colaboradores e empresas parceiras, além dos voluntários da comunidade que participam de outras atividades.
 

CASA AZUL – A Assistência Social Casa Azul é uma Organização Não Governamental (ONG) que oferece acompanhamento pedagógico, aulas de artes, informática, teatro, música, dança, idiomas, atividades esportivas e capacitação profissional.
 

A seleção de crianças e adolescentes que entram na instituição é baseada em critérios como renda e se a criança tem, na família, casos de envolvimento com álcool, drogas, violência doméstica, entre outros.
 

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Samambaia também fazem uma triagem e encaminham crianças e adolescentes de projetos do GDF para a Casa Azul.
 

(L.C/T.V*)