Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/12/2013 às 15:17
Estádio Mané Garrincha oferecerá narração audiodescritiva de partidas do mundial a torcedores com visão reduzida
BAHIA (4/12/13) – O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será um dos quatro estádios da Copa do Mundo de 2014 que oferecerá atendimento especial a deficientes visuais enquanto a bola estiver rolando nas partidas da competição. O anúncio do novo serviço de narração audiodescritiva para o torneio foi feito pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, em coletiva à imprensa, nesta terça-feira (3), na Costa do Sauípe (BA).
O recurso, que se juntará a equipamentos já instalados no Mané Garrincha para acolher com segurança torcedores com deficiências visuais, consiste na transmissão por radiofrequência de informações sobre os lances da partida. As descrições formuladas por dois narradores por partida para melhorar a compreensão das jogadas será captada por fones de ouvido individuais em qualquer parte da arena.
A intenção de envolver os torcedores deficientes visuais com o clima do estádio e dar a eles a oportunidade de se divertirem mais plenamente com os demais torcedores é resultado de um trabalho em conjunto da ONG brasileira Urece Esporte Clube, que trabalha com pessoas com diversos tipos de deficiências visuais, e do Centro de Acesso ao Futebol da Europa (CAFE).
Após o mundial, os equipamentos serão doados a entidades do DF voltadas a pessoas com visão reduzida para utilização em futuros eventos esportivos.
Informações visuais – A audiodescrição será realizada por quatro voluntários que passarão por um programa de treinamento intensivo de descrição em áudio promovido pela Urece e pelo CAFE. O serviço será semelhante à narração de rádio, mas com ênfase na experiência do estádio. Caberá ao narrador fornecer uma descrição adicional de informações visuais significativas, como linguagem corporal, expressão facial, lances, uniformes, cores e outros elementos importantes para transmitir a aparência e o ambiente do estádio, além da dinâmica da partida.
O novo serviço de narração audiodescritiva integra a Estratégia de Sustentabilidade da Copa do Mundo da FIFA™ 2014. Os outros estádios que oferecerão o serviço são os de Belo Horizonte (Mineirão), Rio de Janeiro (Maracanã) e São Paulo (Arena de São Paulo).
(K.I./M.D.*)