04/12/2013 às 18:22

DF utiliza toda verba destinada ao Turismo disponível em fundo de financiamento do Centro Oeste

Nos anos anteriores, a média de utilização era de apenas 4%

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Foto: Mary Leal / Arquivo

 BRASÍLIA (4/12/13) – Pela primeira vez desde a criação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), em 2010, toda a verba destinada à pasta pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) – R$ 100 milhões – foi utilizada.

 

De 2008 a 2011, apenas 4% de todo o recurso era utilizado pelos empresários. O acréscimo deste ano se deu após a aproximação da secretaria com o setor.

 

Desde 2011, a Setur-DF tem empregado esforços na sensibilização da área por meio de seminários, oficinas individuais e ações de pareceres técnicos que colaboraram na produção de resultados efetivos.

 

“Ouvimos as necessidades que representavam entraves na obtenção desse recurso e estamos, na medida do possível, diminuindo os gargalos que tornavam esse financiamento ao alvo ainda burocrático para alguns entes. É um trabalho contínuo que começa o ano de 2014 com um novo mérito”, disse o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

 

FUNDO – O FCO foi criado em 1989 com objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, mediante programas de financiamento aos setores produtivos.

 

Podem ser beneficiadas pessoas jurídicas de direito privado, cadastradas no Ministério do Turismo, que exerçam uma entre as 13 atividades: meios de hospedagem, agência de turismo, organizadora de eventos, restaurantes, cafeterias, bares, acampamentos turísticos, centro de convenções, parques temáticos, empreendimentos que possuem equipamento de lazer, estruturas de apoio náutico, casas de espetáculo/equipamentos de animação turística, prestadora de serviços de infraestrutura para eventos e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

 

(B.F./M.D.*)