04/12/2013 às 12:42

“Van Odontológica” atende área rural de Planaltina

Somente na comunidade do Rio Preto, 215 pessoas passaram por triagem e 50 iniciaram tratamento

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (3/12/13) – Moradores do Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina, recebem, há dois meses, atendimento especializado na “Van Odontológica” da Secretaria de Saúde. Nesse período, a unidade fez a triagem de 215 pessoas, e desse total, 50 pacientes com quadros mais graves tiveram a oportunidade de iniciar tratamento odontológico.

 

Antes de passar por Rio Preto, a “Van Odontológica” parou no Posto Rural de São José, a 54 quilômetros de Planaltina, onde foram feitos 400 atendimentos. Além do tratamento dentário, os moradores tiveram oportunidade de assistir palestras sobre escovação e receberam kits de higiene bucal.

 

Segundo a diretora da Atenção Primária da Regional de Saúde de Planaltina, Maria Jacinta Oliveira, na área rural existe grande demanda e carência de dentistas e “esse serviço permite o atendimento à comunidade, além de prevenir a saúde bucal”.

 

Pela logística montada pela secretaria, os pacientes que necessitarem de procedimentos que não são realizados na van são encaminhados ao Centro de Saúde Nº 1 de Planaltina, ou a outra unidade mais próxima da residência.

 

Para a dona de casa Sirlene Santos, a iniciativa do governo local de disponibilizar uma unidade móvel para o tratamento dentário foi ótima, uma vez que ela não tem condições de fazer uma consulta odontológica na rede particular. “Não tinha acesso a esse tipo de serviço, nem me lembro de quando fui ao dentista”, contou.

 

ESTRUTURA – A van é adaptada para ser um consultório odontológico com todos os equipamentos necessários para o atendimento básico. A equipe é formada por um dentista e uma técnica bucal, que atendem a população.

 

Entre os procedimentos realizados está restauração, extração, limpeza e aplicação de flúor.

 

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e a van ficará na comunidade Rio Preto até o mês de fevereiro de 2014, quando voltará para o Posto Rural de São José.

(F.M/J.S)